Retalho
Uniqlo vende roupa em máquinas de venda automática
A marca vai instalar nos próximos dois meses dez máquinas em aeroportos e centros comerciais dos Estados Unidos.
Em termos de conveniência é difícil superar uma máquina de venda automática quando a porta de embarque está prestes a fechar e não se quer sair de terra sem uma garrafa de água. A Uniqlo acredita que a mesma lógica também se aplica à roupa e por isso vai instalar, no período de tempo de dois meses, dez máquinas de venda automática em Nova Iorque, Houston e outras cidades dos Estados Unidos, de acordo com a Harper's Bazaar.
Com esta nova experiência de venda – Uniqlo To Go –, a marca japonesa coloca peças como as camisolas de manga comprida Heattech (uma tecnologia que retém o calor) e casacos ultra leves à disposição de quem estiver a passar por aeroportos e centros comerciais.
Através de um ecrã táctil, os clientes podem escolher entre diferentes modelos, cores e tamanhos. O pagamento pode ser feito por cartão e as peças devolvidas em loja ou por correio, se a pessoa assim o entender. Desde esta quarta-feira, 2 de Agosto, que está em funcionamento a primeira Uniqlo To Go no Aeroporto Internacional de Oakland.
A estratégia vem dois anos depois de a marca ter reduzido os planos de crescimento nos Estados Unidos de 200 lojas até 2020, escreve a Fortune. Em vez disso, tem-se concentrado em projectos como estes e lojas pop-up e concentrado o esforço de comércio de rua em lojas mais emblemáticas como a de SoHo, em Nova Iorque.
A nível mundial, a Uniqlo tem actualmente cerca de 1900 lojas, segundo a BBC. A marca de fast fashion é conhecida pela sua estética minimalista e peças intemporais e funcionais.