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    Loja Boa Safra Cláudia Damas Ph
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    Espaço partilhado pela Paez/O da Joana/Sal/Menina e Moça Cláudia Damas Ph
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Inauguração

Uma Embaixada para a produção nacional (e não só)

O Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real, volta a abrir-se a Lisboa. Lá dentro, marcas na sua maioria portuguesas, de moda, cosmética, arte e decoração propõem um novo centro de compras na capital, a Embaixada. E um recomeço para um edifício histórico.

Duas senhoras de idade passeiam-se pela Rua D. Pedro V, em Lisboa e, vendo que há movimento dentro do edifício abandonado, reagem de imediato. “O palacete vai abrir? Ai! Que maravilha!”. A boa notícia não é, contudo, só para os moradores do Príncipe Real. “Lisboa está cada vez mais sexy em termos de turismo”, afirma Rui Coelho, director executivo da Invest Lisboa. “Quando se reabilita um edifício, valoriza-se todos os outros que estão ao lado”.

Feitas as contas, a capital sai claramente a ganhar. Um imóvel do séc. XIX de estilo neo-árabe ganha nova vida e um colectivo de marcas e pequenos criadores portugueses promete dinamizar (ainda mais) o comércio da zona. São os “inquilinos únicos” que Anthony Lanier, presidente da Eastbanc, quer trazer para o Príncipe Real. A promotora imobiliária liderada por Lanier é a principal impulsionadora da Embaixada, nome escolhido para a galeria comercial que tomou dois pisos do Palacete Ribeiro da Cunha.

Inaugurada esta sexta-feira, a Embaixada reúne cerca de 20 marcas e pequenos criadores que aqui se apresentam em parceria ou individualmente. O espaço está organizado pelo conceito de urban club, onde se pretende concentrar na mesma zona residencial, neste caso o Princípe Real, o maior número possível de serviços. Assim, para além das vertentes, de moda e lifestyle, podemos encontrar na Embaixada um restaurante, o Le Jardin, ou uma loja de discos “de culto ao talento nacional”, a VLA Records. Uma complementaridade de serviços que se pretende que apoie também o projecto hoteleiro que a Eastbanc planeia desenvolver no jardim do palacete. 

Na Embaixada, a diferenciação faz-se pela oferta de marcas e serviços. Aqui não encontrará as lojas típicas de centros comerciais ligadas a grandes grupos económicos. Lado a lado com marcas estabelecidas como a Paez e a Moleskine, na Embaixada podemos encontrar, por exemplo, a Urze, uma marca portuguesa que propõe um conceito de mountain lifestyle pela união de três pequenas empresas: a Ecolã, a Encosta-te a mim e a Sennes. Um espírito de colaboração e entreajuda que representa os objectivos da Embaixada, um espaço que pretende servir como rampa para lançar “novas ideias”, como explicou Anthony Lanier via Skype aos jornalistas. 

“Apesar do décor, este espaço ambiciona ser despretensioso. Quisemos concentrar aqui marcas jovens e outras consolidadas, sobretudo portuguesas. Algumas estarão em regime permanente outras em pop up stores (temporárias)”, explicou Catarina Lopes, directora geral da Eastbanc Portugal. 

De maneira geral, para além do enfoque na produção nacional, há uma forte aposta na oferta de produtos biológicos, seja na vertente cosmética como no caso da Organii, ou na da decoração, através da Sal e da Boa Safra que oferecem peças de design e mobiliário com consciência ambiental. 

Esta nova galeria comercial insere-se no Príncipe Real Project, da responsabilidade da Eastbanc Portugal, que até à data já adquiriu cerca de 20 edifícios na zona. Totalizando um investimento actual de 50 milhões de euros, a promotora imobiliária tem trazido um novo fôlego ao bairro do Príncipe Real. A recuperação de imóveis e as condições atractivas de aluguer atraíram criadores nacionais como Nuno Gama, Alexandra Moura e Lidija Kolovrat que ali se estabeleceram recentemente.