Diário da 37ª ModaLisboa

O dia dos homens

A moda masculina ganha cada vez mais fôlego em Portugal e a prova foi visível no último dia da ModaLisboa onde cinco das oito colecções que subiram à passerelle contemplaram propostas de roupa para homem - e foram as que maiores aplausos receberam.

As únicas colecções exclusivamente dedicadas aos homens foram as de Nuno Gama e Daniel Diniz. Enquanto, no LAB, o jovem criador Daniel Diniz mostrou o seu trabalho com 12 propostas, na passerelle principal, Nuno Gama fez desfilar uma extensa colecção onde os fatos de banho foram os protagonistas, recebendo uma ovação do público presente. A segunda ovação depois do desfile de Miguel Vieira, que para os homens apresentou peças estruturadas e cortes de alfaiataria.

Como vive na Alemanha, Daniel Diniz inspirou-se em Portugal e criou a palete de cores da sua colecção com o cinzento das pedras de granito do norte do país, os motivos dos azulejos e o azul do mar.

Os clientes de Nuno Gama são frequentadores de ginásios e as propostas que mostrou foi a pensar no guarda-roupa de Verão desses homens. Miguel Vieira, Ricardo Dourado e Dino Alves mostraram propostas para homem e mulher, pautadas por muita cor e tecidos leves.

A moda exclusivamente dedicada às mulheres ficou a cargo de Katty Xiomara, Alexandar Protic e a dupla Marques’Almeida.