Tendências

Especial

As tendências Primavera/Verão 2012

  • foto
    Flores Marni, Valentino, Louis Vuitton e Diane Von Furstenberg. Reuters
  • foto
    Branco Total Givenchy, Diane Von Furstenberg, Jean Paul Gaultier e Hermès. Reuters
  • foto
    Renda Diane Von Furstenberg, Dolce & Gabbana, Miu Miu e Valentino. Reuters
  • foto
    Desportivo Isabel Marant, Frankie Morello, Marc by Marc Jacobs e Mulberry. Reuters
  • foto
    Anos 20 Ralph Lauren, Gucci, Diane Von Furstenberg e Ralph Lauren. Reuters
  • foto
    Mar Versace, Givenchy, Emanuel Ungaro e Alexander McQueen. Reuters
  • foto
    Pastel rebuçado Chanel, Cacharel, Diane Von Furstenberg e Louis Vuitton. Reuters
  • foto
    Bra tops Prada, Emilio Pucci, Blumarine e Nina Ricci. Reuters
  • foto
    Ondas Vera Wang, Alexander McQueen, Dries Van Noten e Frankie Morello. Reuters
  • foto
    Animais literais Marc by Marc Jacobs, Lanvin, Jill Stuart e Versace. Reuters
  • foto
    Brincos grandes Vivienne Westwood e Etro, Dolce & Gabbana e D&G, Marni e Blumarine. Reuters
  • foto
    Pele Tommy Hilfiger, Hermès, Carven e Christian Dior. Reuters
As tendências Primavera/Verão 2012 Por Camila Génot Directório

As colecções de Primavera/Verão de 2012 ficaram a ser conhecidas nas principais semanas de moda, já em Setembro do ano passado, mas só agora nos começa a apetecer ouvir falar nos dias quentes de Verão, nas mangas curtas e nos vestidos frescos. De influências dos anos 1950 a flores e cores pastel, muito femininas, à pele e ao desporto, mais masculinas, as tendências deste Verão são muito variadas. Deixamos-lhe o nosso top 12 das principais tendências vistas nas passerelles internacionais.

Os Roaring Twenties inundaram as passerelles. Toucas de renda, muitas plumas, brilhantes e colares compridos para a noite, aliados às cinturas descaídas, também aplicadas a vestidos para o dia. O completo oposto ao glamour dos anos 1920, o desporto, também marcou presença. Calções desportivos, parkas estilizadas ou linhas simples compõem esta tendência.

O mar e os seres que nele habitam, como as sereias, foi um tema muito explorado. Seja em Givenchy através dos brilhos ou dos dentes de tubarão, seja em Versace com conchas e peixes desenhados nos vestidos ou Chanel com clutches que são conchas de madrepérola.

Já os animais terrestres, como cavalos, pássaros ou cobras, deixaram de ser um print, para passarem a ser literais, estampados nas peças de roupa.

As cores pastel, em tons de rebuçado são, sem dúvida, os tons da próxima Primavera. Vimo-las em Louis Vuitton, Chloé ou Valentino, entre muitos outros. Com um ar apetitoso, dão um ar mais feminino à mulher que as usar.

Já o branco, que é uma das cores principais de qualquer Verão, este ano traz uma diferença: usa-se em look total, em versões mais desportivas ou mais girly.

Os ondulados foram os efeitos preferidos dos criadores e definem a silhueta deste Verão. Sempre na zona da cintura, são usados para dar destaque a essa área. Vimo-los perfeitos em Alexander McQueen ou Givenchy.

Os chamados bra tops (tops soutien) regressaram em força e são usados com saias, calças ou calções, para qualquer ocasião, mas sempre com cuidado.

Já os brincos gigantes têm qualquer tipo de motivos: massas e legumes em Dolce & Gabbana, figas em Vivienne Westwood ou flores coloridas em Blumarine.

Se as ondas são a forma e os tons pastel a cor, as flores são o padrão deste Verão. Por todas as colecções vimos flores, em estampados de look total, mais clássicos ou mais estilizados. Como nunca, vimos aplicações e relevos, como se se tratassem de flores verdadeiras coladas às peças de roupa. Louis Vuitton, Chanel ou Blumarine são exemplos disso.

A renda e o bordado inglês fizeram também o seu regresso, juntamente com aquilo a que chamamos de "recortes": renda que faz lembrar um recorte de papel.

Por fim a pele, uma tendência que se mantém desde o Inverno. Não é muito comum vermos pele aplicada a peças de Verão, mas em 2012 ela está em em casacos, vestido curtos ou tops, sempre com cores apelativas.

Outras Tendências