Despedimo-nos das receitas do chef Miguel Vaz, da Herdade do Esporão, no Alentejo, com uma sobremesa que, na realidade, são três: uma mousse de chocolate de leite, um cremoso de chocolate branco com baunilha, e uns mendiants (ou pastilhas) de chocolate negro.
O desafio de Miguel Vaz foi, como é habitual na sua cozinha, usar produtos da própria herdade. Aqui, junta o chocolate com o azeite biológico do Esporão, na receita da mousse de chocolate de leite, e harmoniza as três propostas com vinhos também da herdade alentejana.
Quem quiser pode optar por fazer apenas uma das receitas, e, se a escolha for pela menos trabalhosa, o ideal serão os mendiants, que dão um excelente acompanhamento do café no final de uma refeição. As duas mousses são um pouco mais trabalhosas, mas não são difíceis. Basta seguir os conselhos do chef: usar chocolate de óptima qualidade; no caso do chocolate de leite, bater bem as gemas para criar uma boa emulsão, mas não bater demasiado das claras para não as quebrar; avaliar a qualidade da emulsão pelo brilho; e, no caso do chocolate branco, não esquecer umas pedrinhas de flor de sal, que vão ajudar na ligação com o vinho.
Quando ao chocolate de leite, o nosso conselho é que arrisquem na proposta de Miguel Vaz, e usem no final umas gotas de azeite. O resultado é surpreendente.