Receitas do Chef

Leitão à Bairrada pelo chef Ricardo Costa

O chef do The Yeatman executa a sua interpretação de um dos mais famosos pratos portugueses.

Para se comer o melhor Leitão à Bairrada, há que ir até àquela região? Depende. Se for um turista acomodado no hotel The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, talvez não perceba o suficiente de gastronomia portuguesa para se lançar em busca de um dos leitões mais famosos de Portugal. É por isso que na carta do restaurante consta uma versão requintada deste prato regional. “Temos muitos clientes estrangeiros e é importante dar a conhecer esses sabores típicos”, defende o chef reconhecido com uma estrela Michelin.

No entanto, a divulgação da tradição portuguesa de bem comer não pode ser feita sem dar uma reviravolta ao prato. Pelo menos, no contexto do "fine dining". Até porque, como Ricardo Costa afirma, “é mais fácil a aceitação de um prato de leitão feito por nós, com as nossas técnicas e ingredientes que têm um resultado final diferente”.

Na bela sala do The Yeatman, o Leitão à Bairrada é servido com polenta e cogumelos. E, se bem que os fungos sejam nacionais, qualquer semelhança desta apresentação com a tradição da Bairrada é pura coincidência. O chef apresenta-a como uma “versão melhorada”, mas, aos mais acérrimos defensores do “à moda antiga”, diremos apenas que é uma inovação.