Receitas do Chef
Sopa fria de cherovia e gengibre com cavala fumada
Para a primeira de três receitas, João Sá escolheu uma sopa fria, e um ingrediente que é, hoje em dia, pouco comum nas nossas cozinhas: a cherovia, também conhecida como pastinaca.
Chegado há alguns meses à cozinha do Assinatura, junto à Rua Braamcamp, em Lisboa, João Sá lançou-se na criação de novos pratos e de uma carta com a sua marca. O seu trabalho já tinha chamado a atenção anteriormente, no seu restaurante GSpot, em Sintra, mas – é o próprio que o diz – as condições que tem na nova cozinha e com a nova equipa permitem-lhe dar um salto de criatividade e pôr em prática ideias que até aqui não passavam de projectos.
O Life & Style convidou o chef para partilhar aqui algumas das suas receitas, pedindo-lhe, como sempre acontece neste espaço, que torne a execução o mais fácil possível para que possam ser feitas em casa, sem técnicas demasiado complexas.
Para a primeira de três receitas, João Sá escolheu uma sopa fria, e um ingrediente que é, hoje em dia, pouco comum nas nossas cozinhas: a cherovia, também conhecida como pastinaca. Semelhante à cenoura, mas com uma cor muito mais clara, a cherovia tem um sabor adocicado muito interessante e que aqui ressalta numa sopa fria, na qual o contraste é dado pela cavala fumada (que, como João Sá explica, pode ser substituída por outro peixe fumado sem prejudicar o resultado).
Esta receita, tal como as duas que se seguirão, foi simplificada em alguns passos para poder ser feita em casa – no entanto, todas elas fazem parte da carta do Assinatura.