As receitas da semana

  • Creme aromatizado com hibisco e rosas

    Creme aromatizado com hibisco e rosas

    Ingredientes

    250ml de natas
    250ml de leite
    6 folhas de hibisco
    6 botões de rosa para infusão
    6 gemas
    1 vagem de baunilha
    150g de açúcar

    Preparação

    Ferva as natas e o leite juntamente com as folhas de hibisco, as rosas e a vagem de baunilha aberta ao meio no sentido do comprimento. Assim que levantar fervura retire do lume e deixe em infusão durante cerca de dez minutos. Passe o creme por um passador, adicione o açúcar e as gemas. Leve novamente ao lume, mexendo sempre, até engrossar mas sem deixar ferver. Se tiver um termómetro, faça-o até atingir os 82ºC. Retire, continue a mexer por mais um minuto e deite em taças de servir e coloque no frigorífico. Na altura de servir, pode queimar açúcar por cima.

  • Creme gelado de canela

    Creme gelado de canela

    Ingredientes

    500ml de leite gordo
    2 paus de canela
    1 vagem de baunilha
    1 colher de chá de canela em pó
    100g de açúcar
    50g de mel
    6 gemas

    Preparação

    Leve ao lume o leite com a vagem de baunilha aberta ao meio no sentido de comprimento, a canela em pó e os paus de canela. Deixe ferver durante cerca de três minutos e retire. Deixe em infusão por dez minutos. Retire os paus e a vagem. Adicione as gemas previamente batidas com o açúcar e o mel. Leve novamente ao lume até engrossar (80ºC) mas sem deixar ferver. Retire. Tape a taça com película aderente e leve ao frigorífico para arrefecer. Gele numa sorveteira ou no congelador. No caso de optar pelo congelador, a meio do tempo bata o preparado com a batedeira para quebrar os cristais.

  • Creme de framboesas

    Creme de framboesas

    Ingredientes

    500ml de leite
    150g de açúcar
    6 gemas
    200g de framboesas

    Preparação

    Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione em fio e mexendo sempre o leite previamente aquecido. Envolva tudo. Deite o preparado em taças refractárias e distribua por cima de cada taça as framboesas. Leve ao forno pré-aquecido a 80ºC durante cerca de 20 minutos.

Receitas da semana

Variações de leite-creme

Cada família terá certamente um segredo para o confeccionar. A inovação nas receitas que o Life&Style propõe está no uso de ingredientes como canela, hibisco, rosas ou framboesas. Sem desprezar a receita da avó.

Outras receitas