As receitas da semana

  • Omoleta no pão

    Omoleta no pão

    Ingredientes

    2 baguetes
    6 ovos
    2 latas de atum
    3 colheres de sopa de concentrado de tomate
    1 colher de sopa de ketchup
    2 chalotas
    2 dentes de alho
    Azeite q.b.
    Sal q.b.
    Alface para acompanhar

    Preparação

    Pique as chalotas e um dente de alho e leve ao lume a refogar com um fio de azeite. Junte o concentrado de tomate e o ketchup. Ferva durante mais 2/3 minutos. Adicione o atum desfiado e reserve. Bata os ovos, temperados com sal, sem levantar espuma. Numa frigideira antiaderente, frite-os como uns crepes. Recheie com o atum e dobre-os. Sirva dentro das baguetes, previamente esfregadas com o outro dente de alho e pinceladas com azeite, acompanhadas com alface.

  • Prego milho com espadarte

    Prego milho com espadarte

    Ingredientes

    100 g de farinha de milho
    250 g de sêmola de milho
    0,75 l de água
    400 g de bife de espadarte
    100 g de tomate cereja
    Azeite q.b.
    Molho agridoce q.b.(opção)
    Sal q.b.

    Preparação

    Coza a farinha e a sêmola de milho com água e sal em lume brando. Se começar a engrossar muito e as farinhas ainda estiverem pouco cozidas, pode juntar um pouco mais de água. O resultado final deve ser o de uma massa espessa. Deite-a dentro de uma forma rectangular e deixe arrefecer. Corte em fatias, frite-as em azeite e reserve. Corte o pedaço de espadarte em bifes de tamanho igual ao das fatias de milho e frite-os em azeite, sem deixar passar demasiado para que não fiquem secos. Faça pregos com duas fatias de milho, tomate cereja cortado em fatias e como opção um pouco de molho agridoce.

  • Pato em massa de pão

    Pato em massa de pão

    Ingredientes

    0,5 kg de massa de pão fresca
    2 peitos de pato
    2 cebolas roxas
    1 colher de sopa de açúcar
    2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
    2 colheres de sopa de mostarda
    1 colher de sobremesa de mel
    Azeite q.b.
    Sal q.b.
    Rúcula

    Preparação

    Estenda a massa de pão e pique com um garfo. Faça um rolinho de cerca de 1 cm em toda a volta da massa e leve a cozer ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar. Retire e reserve. Numa frigideira sem gordura, frite os peitos de pato, temperados com sal até atingirem a cozedura desejada, mais ou menos passado conforme o gosto de cada um. Aloure as cebolas às rodelas num pouco de azeite. Junte o vinagre e o açúcar. Deixe caramelizar e reserve. Bata a mostarda com o mel. Forre a tarte com a cebola roxa, fatias de peito de pato e um pouco de mostarda. Corte às fatias e sirva com rúcula.

Receitas da semana

Comida portátil

Verão é sinónimo de férias e de dias inteiros passados na praia. Se quiser fugir às esplanadas de preços inflaccionados e estiver farto dos lanches sem graça, experimente as nossas sugestões de refeições leves, práticas e, sobretudo, deliciosas.

Outras receitas