Reuters

Phi Phi papers

Há momentos em que todos nós temos de dar a mão à palmatória e hoje é a minha vez. Não é a primeira nem será a última, aliás.

Aos que me acusam de ser cega no que diz respeito às desigualdades entre homens e mulheres, de não ser capaz de reconhecer as enormes mudanças e avanços que a este nível temos assistido, eu hoje digo “têm toda a razão”.

O furo jornalístico Phi Phi Papers (lê-se “pipi” papers) vem comprovar que afinal, ao contrário do que tenho dito e contestado, hoje são as mulheres que dominam o mundo. Ou seja, a relação de poder entre homens e mulheres deu a volta completa – 180 graus. Para além de as mulheres já não encontrarem obstáculos na escalada até ao cume do poder político e financeiro, são exactamente elas que hoje se posicionam nos lugares mais privilegiados da pirâmide social. É como se de repente lhes tivesse sido estendida uma passadeira vermelha, disponibilizada uma escada rolante exclusiva com acesso directo à fila da frente, ao camarote dos donos disto tudo!

Os nomes que têm vindo a lume neste escândalo dos offshores enquanto gigantescas máquinas de lavar dinheiro e fuga ao fisco provam que somos dominados por mulheres. A questão para aqui chamada não é tanto a das irregularidades e potencias crimes financeiros, mas antes o facto de podermos chamar os bois pelos nomes (afinal não são bois…). A divulgação deste bolo informativo permite constatar aquilo que eu teimava em não ver. Quem está à frente das grandes empresas? Quem são os líderes políticos das nações? Maiores nomes da sétima arte? Desportistas mais bem pagos? Mulheres!!!

Depois desta chapada de realidade, procurei mais evidências e foi fácil demais encontrá-las. Sinto-me quase envergonhada. Como é que eu não consegui ver?! Todos os anos é publicada a lista dos maiores bilionários do mundo, a famosa lista Forbes. Mas mais importante do que essa é a lista Topes. A lista Topes representa a primeira divisão das fortunas, enquanto a Forbes trata dos campeonatos amadores. para meu espanto a lista Topes é composta quase que exclusivamente por mulheres! As maiores fortunas, as verdadeiras fortunas estão nas mãos de mulheres!

A vida não pára de me surpreender e desta vez a surpresa é muito positiva. Resta-me ir à procura da tal passadeira vermelha ou escada rolante. Pode ser que haja lá um lugar para mim.

Socióloga, autora do blog super-mulher