Boas casas para o leitão à Bairrada?

Na vasta zona da Bairrada existem diversos restaurantes e na maioria aptos a servirem o célebre leitão à bairrada. Cada amigo tem este ou aquele como sendo o melhor dos melhores. Na sua opinião, qual realmente o melhor deles, se possível de leitão português! Obrigado.

É como diz o leitor, há dezenas de restaurantes a servir leitão e há opiniões para todos os gostos. Guiando-me pelo que conheço e pelos conselhos de produtores de vinhos da região – que são seguramente avalizados na matéria – ficam duas ou três ideias mestras.

É consensual que o melhor assador é Vidal Agostinho (um dos descendentes da Casa Vidal), mas com o senão de não ter casa aberta. Serve nas casas (de produtores ou outros) para onde é contratado e também recebe grupos em sua casa (Aguada de Cima) mediante prévia combinação. Prepara segundo o estilo tradicional, acompanhando com batata cozida com casca, e prepara também a cabidela (com a miudezas do reco) e umas soberbas iscas de leitão.

Outro reputado assador é o restaurante Mugasa, em Fogueira, Sangalhos, mas há relatos que apontam para altos e baixos. As minhas experiências têm sido boas. Casa com modesto aspecto exterior, mas de ambiente acolhedor e sossegado no seu interior. E longe do bulício dos restaurante mais conhecidos.

Há também, claro, a Casa Vidal, em Aguada de Cima, que goza de grande reputação.

No eixo central, na EN 1, O Painel, perto do cruzamento para a Curia, é um restaurante que serve uma versão interessante das iscas (grelhadas na chapa) e onde por vezes o leitão é bem assado. Tem também uma boa escolha de espumantes da região, coisa que por estranho que pareça não é muito comum.

No mesmo eixo, na Mealhada, recomenda-se O Rei dos Leitões. Não especificamente pelo infante assado mas pela sua abrangência como restaurante com serviço de qualidade e garrafeira a condizer.

Não sei se ajuda ou complica, mas este é o panorama reduzido.