A estrela celebra 55 anos de vida a 16 de Agosto, quase em simultâneo com a celebração de 30 anos de carreira. Mulher de mil e um personagens e reviravoltas, a nossa senhora da pop é dona de uma carreira única. E não mostra sinais de abrandamento.
Nasceu Madonna Louise Ciccone, mas os apelidos tornaram-se desnecessários. Desde 1983, ano em que lançou o primeiro disco, que ela é apenas Madonna. Um nome abençoado que destaca, ainda assim, a diversidade da rainha da pop – ela é cantora, compositora, actriz, dançarina, empresária, produtora musical e cinematográfica...
Num concurso de bandas nos princípios da década de 80, perguntaram-lhe qual o seu maior objectivo. A resposta foi simples: “Conquistar o mundo!”. Não foram precisos muitos anos para concretizar este desejo.
Depois do primeiro álbum, que levava só o seu nome, e alguns êxitos dançantes como "Holiday" ou "Borderline", o verdadeiro êxito mundial explodiu com Like a Virgin, a fórmula mágica que teve o condão de chocar e conquistar o mundo ao mesmo tempo. Desde aí, estendem-se os êxitos ao mesmo ritmo do seu lendário mediatismo.
De Material Girl a Hard Candy, de True Blue a Music, de Like a Prayer a Vogue, de Express Yourself a Frozen, de American Life a Hung Up, a carreira da rainha da pop está cheia de canções que marcaram gerações.
Mas a marca de Madonna vai muito além da música. Entre as características mais globais do reinado encontramos a ousadia (desde irritar os mais conservadores - e muitas vezes, incluindo com o muito explícito álbum de fotografia "Sex" - até incomodar seriamente o Vaticano) ou a defesa de direitos civis (ainda recentemente aproveitou concertos na Rússia
para defender os direitos dos gays).
Por agora, Madonna anda a preparar um novo projecto. Apenas se sabe que o intitulado “Secret Project” resulta de uma parceria com o conhecido fotógrafo de moda Steven Klein.
Os rumores indiciam que poderá ser uma iniciativa global sobre a intolerância. Segundo Klein, o projecto será “espectacular e controverso” e abordará “questões políticas e sociais". Um resumo que também assentaria como uma luva a toda a carreira de Madonna.