Letras Pequenas... Começa numa Semente

A transformação de uma semente numa árvore é aqui contada e ilustrada de forma inspirada e poética.

"Começa numa semente. Mas o que será, mais à frente? Uma raiz, um rebento, algumas, poucas folhinhas. Com o correr das semanas, cresce o rebento, altaneiro: para as joaninhas, um trono; para as libelinhas, poleiro! Mas sonha ser bem maior, chegar mais alto do que agora. Furar pelo solo adentro, esticar-se pelo céu afora."

Com o decorrer das estações, a semente há-de concretizar o sonho e tornar-se uma árvore imponente, rodeada de animais de muitas espécies.

"Crescem fortes os seus ramos, que dão sombra e abrigo: uma casa onde os animais se sentem fora de perigo."

Explica-se no final que a árvore de que aqui se conta a história é uma "Acer pseudoplatanus", de nome comum "bordo" (no livro, a designação latina aparece escrita de forma errada).

Também se informa que uma única árvore destas "pode produzir até 10 mil sementes por ano", a que chamam "helicópteros", já que as sementes, ao caírem, fazem uma espécie de rodopio no ar.

"Mal as sementes estão prontas, partem no sopro da brisa… e talvez algumas delas venham a ser um dia… árvores cheias de vida."

O livro venceu o prémio de não ficção infantil Margaret Mallett.

A cada página, vamos acompanhando o desenvolvimento da árvore, tanto das raízes como do tronco e da folhagem. A fazer lembrar ilustração científica. Com o avançar das estações vão-se juntando à árvore borboletas, aves, coelhos, esquilos e outros animais desenhados com saber.

Jennie Webber é especializada em gravura e os seus trabalhos são inspirados na natureza e na sua conservação. O próximo livro será sobre a Grande Barreira de Corais. É professora e desenvolveu oficinas criativas para o Museu de História Natural, o British Science Festival e a Dulwich Picture Gallery.

Os bordos podem durar 400 anos e chegar até aos 35 metros de altura. "Uma árvore gigante, por demais impressionante."

Começa numa Semente
Texto | Laura Knowles
Ilustração | Jennie Webber 
Tradução | Susana Cardoso Ferreira
Edição | 2020 Editora/Fábula 
40 págs., 13,99€

________________

Mais Letras Pequenas... A Casa do João

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.