Reuters/Suzanne Plunkett

Família Real

William e Kate à espera do terceiro filho

A família dos duques de Cambridge vai alargar, de acordo com um anúncio do palácio de Kensignton.

O Palácio de Kensigton anunciou na manhã desta segunda-feira que os duques de Cambridge, William e Kate, estão à espera do terceiro filho.

"A rainha e os membros de ambas as famílias estão encantadas com as notícias", lê-se no comunicado. "Tal como aconteceu nas duas primeiras gravidezes, a duquesa sofre de hiperemese gravídica [uma complicação caracterizada por vómitos excessivos]", avança ainda o palácio. Kate está actualmente a receber cuidados médicos no Palácio de Kensignton, a residência oficial do casal.

A duquesa cancelou um compromisso que tinha na segunda-feira, com o Hornsey Road Children's centre, em Londres. Quando estava grávida dos dois primeiros filhos, viu-se obrigada a anunciar a gravidez antes do marco das doze semanas, devido à mesma complicação – que em Dezembro de 2012 a levou a ser hospitalizada.

Willliam e Kate têm dois filhos, George (de quatro anos) e Charlotte (de dois). O novo bebé será quinto em linha para a sucessão ao trono de Inglaterra, a seguir a Carlos, William, e aos irmãos, George e Charlotte. O príncipe Harry passará, portanto, para sexto lugar.

A lei que concede a homens e mulheres – nascidos depois de 28 de Outubro de 2011 – o mesmo direito a respeito da sucessão ao trono foi aprovada em 2013 no Parlamento de Inglaterra. De acordo com a legislação anterior, o herdeiro do trono era o filho mais velho e uma mulher só teria direito ao trono se não houvesse filhos – como aconteceu no caso da rainha Isabel II. O bebé será o sexto bisneto da actual monarca.

O casamento dos duques de Cambridge, em Abril de 2011, foi visto por milhões de pessoas em todo o mundo.