Intolerância
Casal Clooney responde a Charlottesville com um milhão de dólares
George e Amal Clooney doaram um milhão de dólares a uma organização que luta contra a intolerância.
Através da sua fundação, George e Amal Clooney doaram um milhão de dólares (perto de 847 mil euros) à Southern Poverty Law Center (SPLC) – uma organização que luta contra a intolerância –, no seguimentos das manifestações de grupos de extrema-direita, em Charlottesville, nos Estados-Unidos.
"Estamos orgulhosos de apoiar a Southern Poverty Law Center nos seus esforços de prevenir a violência e extremismo nos Estados Unidos", afirma George Clooney, em comunicado. "O que aconteceu em Charlottesville e o que está a acontecer em comunidades em todo o país exige a nossa intervenção colectiva para nos opormos ao ódio."
A SPLC monitoriza actualmente a actividade de mais de 1600 grupos extremista e já tomou acção legal contra as dez principais organizações de supremacistas brancos e contra 50 indivíduos que lideraram ou participaram em actos de violência, avança o mesmo comunicado.
Recorde-se que Amal Clooney, casada com o actor desde 2014, é advogada de direitos humanos e já representou, por exemplo, vítimas de rapto e de violação por parte do Estado Islâmico (Daesh) no Iraque. A The Clooney Foundation for Justice foi fundada em 2016 pelo casal, com o objectivo de promover justiça nos tribunais, salas de aulas e comunidades em todo o mundo.