Rodarte
Chega-te para lá Tom Ford, as criadoras de Rodarte chegam esta semana a Veneza
As irmãs Kate e Laura Mulleavy estreiam-se como realizadoras de "Woodshock", um filme protagonizado por Kirsten Dunst, que estreia no Festival de Cinema de Veneza.
Tom Ford já demonstrou – com Um Homem Singular e Animais Nocturnos – como o olho criativo de um designer de moda pode produzir bons resultados atrás de uma câmara. Agora, são as irmãs criadoras da marca de culto Rodarte, Kate and Laura Mulleavy, que fazem as sua estreia no cinema, com Woodshock, que será apresentado esta semana no Festival de Cinema de Veneza.
À primeira vista, a entrada de Kate e Laura no mundo do cinema não é tão absurda ou inesperada quanto possa parecer. O percurso das irmãs californianas é tudo menos convencional. Uma estudou História de Arte, a outra Biologia (mais tarde, acabando para mudar para Inglês) e em 2005 decidiram viajar para Nova Iorque com dez peças de roupa. Em poucos dias, essa primeira mini-colecção apareceu na capa da Women’s Wear Daily e acabou por chamar a atenção da directora da Vogue americana, Anna Wintour. Só mais tarde, no mesmo ano, é que fizeram o primeiro desfile – na altura, "nem sequer sabíamos que tínhamos de vender [as roupas]", confessou Kate Mulleavy à revista Interview, em 2008.
Autodefinida como uma "marca conceptual e inovadora", a Rodarte é conhecida pela sua estética feminina, ora boémia, ora escura – com peças imaginativas que misturam materiais e técnicas diferentes. Não alcança propriamente um público muito abrangente, além dos círculos internos da indústria da moda — onde tem grande prestígio.
Além das peças simples, quase de merchandise – t-shirts e camisolas, por exemplo – que vendem no site, as colecções que saem das passerelles não são estão facilmente acessíveis ao consumidor normal. O Washington Post questiona se a Rodarte existe sequer enquanto negócio, já que "existe pouca evidência do seu crescimento comercial" – o que não significa que não tenha um percurso delineado. Antes “valorizam expressão criativa mais do que o negócio”, explica Robert Burke, citado pelo mesmo jornal.
A falta de experiência à frente de uma empresa – misturada, inicialmente, com o desconhecimento quase total da indústria da moda – foi um dos grandes trunfos das duas irmãs porque incentivou-as a arriscar, por exemplo, ao incluir numa colecção tecidos rasgados e queimados, dificilmente reproduzíveis em escala. A verdade é que, nas lojas, estas peças destacaram-se e a colecção foi um êxito, nota a Fast Company. "Essa falta de conhecimento leva a algo que nunca se terá novamente", comenta Kate. "É como uma magia estranha."
Em Julho, a Rodarte estreou-se na semana de haute couture de Paris – a par de outras marcas americanas como a Proenza Schouler –, apresentando a sua colecção de Primavera/ Verão 2018, meses antes das datas convencionais do calendário de moda. "Acho que começámos a sentir que éramos parte de um sistema que já não representa a criatividade", revela Laura Mulleavy, ao New York Times. "Começou tudo a parecer um hábito, em que sabemos que fazemos parte de um sistema."
Couture no meio da floresta
Será então Woodshock o segundo acto das irmãs? O filme – escrito e realizado pela dupla – é, de acordo com um comunicado, uma "exploração hipnótica do isolamento, paranóia e luto que existe num mundo de sonho". Com um estilo visual algo sinistro, marcado por paisagens florestais etéreas, o thriller/drama tem como protagonista Kirsten Dunst – amiga de longa data das irmãs. A personagem, Theresa, é “uma jovem mulher assombrada” por ter sofrido uma “perda profunda” e está “dividida entre o seu estado emocional fracturado e os efeitos alteradores da realidade de uma potente droga canabinoide”.
Making notes with Kirsten on Theresa's bed. xxk&l (@k_lmulleavy)
— Woodshock (@woodshockmovie) 22 de agosto de 2017
?? by @autumndewilde#Woodshock pic.twitter.com/Q34NxCY0th
Woodshock foi produzido pelos estúdios de cinema idie A24 – os mesmos responsáveis pela produção do filme vencedor de Óscar Moonlight, bem como Bling Ring: O Gangue de Hollywood (de Sofia Coppola) e A Lagosta. O produtor Ben LeClair diz, citado pelo Wall Street Journal, que Kate e Laura mostraram "pose e comando das suas ideias" desde início. "São cineastas principiantes, mas não são artistas principiantes", nota.
As irmãs têm aliás uma ligação de longa data com o cinema, que influenciou fortemente as suas colecções ao longo dos anos. Em 2010, chegaram inclusive a criar parte do guarda-roupa para o Cisne Negro, realizado por Darren Aronofsky e protagonizado por Natalie Portman. "Sempre adorámos filmes. Uma vez a nossa mãe disse literalmente 'oh, não se preocupem em ir à escola esta semana; quero que vejam todos os filmes de Hitchcock'", conta Kate, citada pelo Wall Street Journal.
Woodshock é apresentado no Festival de Cinema de Veneza dia 3 de Setembro e chega aos cinemas nos Estados Unidos a 22 de Setembro. Em Portugal, a estreia está marcada para 11 de Novembro.