Maquilhagem

Balcões de beleza de homem serão realidade em cinco anos, diz director da L'Oréal UK

Vismay Sharma, director da L'Oréal UK, comenta em entrevista ao "Daily Telegraph" que a procura de maquilhagem entre homens está a crescer rapidamente.

Quando Manny Gutierrez se tornou embaixadora da Maybelline, em Janeiro, a escolha da marca foi notícia por se tratar do primeiro representante do sexo masculino. Hoje grande parte das gigantes de cosmética fizeram o mesmo – inclusive a Rimmel London, MAC e L'Oréal.

A procura de produtos de beleza para homem está a crescer, garante o director da L'Oréal UK, Vismay Sharma, ao Daily Telegraph – e está a crescer rapidamente. De acordo com Sharma, os balcões de beleza em armazéns poderão ser uma realidade em "cinco a sete anos".

Sharma explica que a proporção de homens que usam maquilhagem é hoje ainda pequena, mas vai crescer. "Os homens sabem que podem usar maquilhagem e sabem o que faz quando usam. A segunda razão é que os tabus estão a ir embora, por isso entre a minha geração e a geração do meu filho os tabus são muito diferentes".

Entre o Youtube e Instagram existem hoje uma comunidade de influencersde modo geral designados beauty boys – que usam maquilhagem, não para se transformarem em mulheres, mas sim pelas mesmas razões que qualquer rapariga – corrigir imperfeições e expressar a sua criatividade. Se uns criam looks mais exagerados – como James Charles e Manny Gutierrez –, outros têm uma abordagem mais subtil.  É o caso de Jake Jamie, que participou aliás numa campanha da L'Oréal.

"A tendência vai evoluir na direcção de cores arrojadas ou mais subtis? Não sei. Mas o que sei é que estamos a ouvir com muita atenção os consumidores e aquilo que querem", comenta ainda o director da gigante cosmética.

A verdade é que a oferta de produtos de maquilhagem direccionados para homem ainda não é abundante – quem quiser usar tem de recorrer frequentemente a produtos ditos de mulher. Mas isso também poderá estar a mudar. Tom Ford foi um dos pioneiros, com a linha de cuidado de pele que lançou em 2013 – que incluía  desde cremes hidratantes a corrector, passando pelas máscaras de lama. Mais recentemente, a ASOS começou a vender a marca MMUK MAN, que oferece uma gama de cerca de 80 produtos direccionados excluivamente para homem. Inclui por exemplo, sombra para preencher a barba e rímel.

A escandinava Recipe for men, a americana House of Formen, a MYEGO e a Korres são algumas das marcas mais pequenas a oferecer produtos que variam entre o cuidado de pele e a maquilhagem com um marketing direccionado especificamente para homens.

De acordo com a Recipe for Man não é apenas a imagem dos produtos que varia – também a sua composição está adaptada à fisiologia diferente dos homens. A pele dos homens, explica a marca, "é duas vezes mais oleosa do que a das mulheres", "tem poros maiores", "é mais frágil por causa por causa do barbear diário".