Cozinha
Meal prep, o jantar para a semana toda
É uma forma de poupar trabalho para a semana inteira. Basta preparar alguns dos ingredientes essenciais ao domingo e o resto é canja.
Porquê deixar para a semana o que se pode fazer ao domingo? É este o princípio base daquilo que hoje é conhecido nas redes social como meal prep (preparação de refeições). A ideia é cozinhar ou cortar no fim-de-semana os ingredientes-chave para as refeições do resto da semana, guardando-os em caixas, frascos de vidro ou sacos de plástico, bem organizados.
Assim, de segunda a sexta-feira só é preciso montar as peças ou pegar num dos recipientes. O meal prep vai desde algo tão simples quanto cortar um ananás ou uma cenoura e guardá-lo em cinco pequenos frascos para comer a meio da tarde, a preparar uma salada que aguente bem uma semana no frigorífico, para juntar a diferentes pratos – ou mesmo refeições inteiras para diferentes dias. Ou seja, tudo aquilo que ajude a reduzir o tempo que é preciso gastar na cozinha durante a semana.
Há quem prefira também dividir a semana ao meio e preparar, por exemplo, segunda a quarta-feira no domingo, e depois daí para a frente. Em baixo, mostramos-lhe cinco boas ideias de youtubers, para experimentar no fim-de-semana – e provar no resto da semana.
Jantares congelados - Mind Over Munch
Os ingredientes são cortados e combinados previamente e ficam guardados no firgorífico num saco de plástico com fecho. No próprio dia só é necessário descongelar, e cozinhar no forno ou num tacho. Algumas das sugestões do canal Mind Over Munch são um caril de batata-doce e lentilhas e um rolo de carne.
Salada para a semana - The Domestic Geek
É isso mesmo, uma salada que serve para o resto da semana. Em vez de usar ingredientes como a alface, que temperada não dura muito no frigorífico, pode juntar, por exemplo tomate cherry, pimento amarelo, azeitonas e queijo feta com azeite, vinagre, sal, pimenta e algumas especiarias. Em alternativa pode combinar couve roxa e couve-galega cortadas e temperar com uma mistura de óleo de canola, sumo de laranja, lima e mel. São duas das receitas sugeridas pelo The Domestic Geek.
Taco bowls de peru - Tasty
São os ingredientes dos tacos, mas numa taça – neste caso caixas de plástico ou vídeo para guardar no frigorífico e levar para o almoço ou comer ao jantar algumas vezes durante a semana. Primeiro o arroz, depois o feijão, milho e molho de salsa, queijo, uma mistura de pimentos fritos e a carne com tomate.
Batidos no congelador - Mind Over Munch
Guardar num saco de plástico com fecho uma combinação de frutas e outros ingredientes para um batido. As possibilidades são infindáveis, mas pode usar, por exemplo, uma combinação de espinafres, bananas, mirtilos, amoras e sementes de chia. No momento, só precisa de retirar o saco do frigorífico – de preferência, com 15 minutos de antecedência –, colocar no misturador, acrescentar algum tipo de leite ou água (e mesmo um pouco de manteiga de amendoim).
Preparar snacks em quatidade - FlavCity with Bobby Parrish
Couve-flor com um molho caseiro à base de sriracha, guacamole (que dura três dias no frigorifico, se for bem conservado) e grão-de-bico estaladiço – são as três sugestões o youtuber Bobby Parrish sugere.