Facebook, @Teletubbies

Teletubbies

Há teletubbies bebés e a Internet tem perguntas

Sem que muitos fãs que acompanhavam a série televisiva em pequenos dessem conta, surgiram em 2015 novos teletubbies – e chamam-se Tiddlytubbies.

"Hora dos Teletubbies! Hora dos Teletubbies!", era o aviso inicial do programa que, no final dos anos 1990, foi um autêntico fenómeno televisivo. A identidade dos bonecos coloridos nunca ficou propriamente clara: tinham barrigas redondas com um quadrado, antenas na cabeça e quatro cores. Pelos vistos, agora há oito Teletubbies bebés. Chamam-se Tiddlytubbies e estão a deixar as pessoas confusas.

Enquanto brincavam no meio do campo e emitiam sons imperceptíveis, Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po encantavam os mais novos – e os adultos também.  A série infantil foi lançada pela primeira vez em 1997 na televisão britânica e eventualmente correu o mundo. Passou em mais de 120 países e atingiu mais de mil milhões de crianças até à data, de acordo com a DHX Media, detentora do programa.

Mas o sucesso, apesar de formidável, não foi interminável e algures durante a década passada, acabou por perder algum destaque. Talvez por isso, o programa tenha decidido introduzir oito personagens bebés: Daa Daa, Umby Pumby, Ba, Ping, Ruru, Nin, Duggle Dee e Mi-mi.

Quando um utilizador do Twitter, Lyen Krenz Yap, viu uma notícia sobre a nova geração de Teletubbies e partilhou num tweet – que já foi republicado mais de 35 mil vezes e noticiado rapidamente pelo Buzzfeed –, a confusão instalou-se. Naturalmente, as pessoas têm dúvidas: "Alguém sabe de onde vêm os #TiddlyTubbies? São filhos dos  #TellyTubbies?", escreve @GalwayFeeney.

"Os Tiddlytubbies são oito Teletubbies mais pequenos! Eles vivem com os Teletubbies na sua parte especial da Home Dome", lê-se no site oficial. Quando uma voz anuncia "é altura para os Tiddlytubbies", os quatro bonecos originais "apressam-se a chegar ao portão dos Tiddlytubbies para os ver – às vezes abrem o portão e entram na sala" para brincar com eles.

Pelos vistos estas oito novas criaturas já existem desde 2015, mas não é evidente se são ou nãos filhos dos Teletubbies. Entre nostalgia e confusão, as reacções, naturalmente, amontoaram-se no Twitter.