• A Pirelli divulgou algumas imagens dos bastidores do calendário de 2018
    A Pirelli divulgou algumas imagens dos bastidores do calendário de 2018 Alessandro Scotti
  • Alessandro Scotti
  • Alessandro Scotti
  • Alessandro Scotti
  • Alessandro Scotti
  • Alessandro Scotti

Calendário Pirelli

Calendário Pirelli de 2018 celebra a diversidade

Com Naomi Campbell, Whoopi Goldberg e Sean “Diddy” Comb o calendário Pirelli de 2018 conta a história de "Alice no País das Maravilhas".

Todos os anos o calendário Pirelli dá que falar – tornou-se conhecido pelas fotografias provocadoras de modelos, mas de há uns anos para cá parece ter mudado de rota, privilegiando diversidade na escolha de modelos. Em 2018, continua nessa trajectória.

Nas fotografias dos bastidores da produção fotográfica para o calendário do próximo ano, divulgadas pela marca de pneus, vemos algumas caras conhecidas em papéis também eles familiares, de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol: Naomi Campbell e Sean “Diddy” Combs como The Royal Beheaders, Lupita Nyong'o como rato e Whoopi Goldberg  como duquesa. No papel da protagonista está a modelo Duckie Thot e, como rainha de copas RuPaul, drag queen e conhecida da televisão norte-americana. A caracterizar Tweedledee, está a modelo britânica Adwoa Aboah, que tem ganho protagonismo à frente de causas feministas. 

O caledário foi fotografado por Tim Walkem, com Edward Enninful – o recém-chegado editor da Vogue britânica – à frente da visão artística. Não é a primeira vez que a Pirelli lança um calendário com um elenco totalmente negro – fê-lo também em 1987, com modelos –, mas desta vez o tema é bem mais abrangente

"A inclusão é mais parte da conversa do que alguma vez foi, mas vai muito além do preto e branco", explica Enninful, citado pelo New York Times. "É acerca de todos os credos, todas as cores, todos os tamanhos. Muito disto é sobre o digital dar voz às pessoas e uma nova geração que se recusa a comprometer-se e quer respostas às questões que interessam".

Referido o tema de recontar a Alice no País das Maravilhas no mundo moderno, o editor da Vogue conta que foi um projecto "perfeito", sobretudo quando se reuniu este grupo. "Tendo em conta o estado do mundo em que vivemos, às vezes penso que todos pensamos que caímos na toca do coelho".

O calendário lançado em 1964, que ao longo da maior parte da sua história, mostrou supermodelos – geralmente magras –, como Kate Moss,  Isabeli FontanaMiranda Kerr. Em 2016, recrutou Annie Leibovitz para fotografar mulheres que se destacaram pelo trabalho em áreas tão distintas quando o desporto (Serena Williams), a música ( Patti Smith) e a televisão (Amy Schumer). Em 2017, foi a vez de Peter Lindbergh fazer um retrato "emocional" de actrizes de Hollywood, como Kate Winslet, Nicole Kidman, Charlotte Rampling e Uma Thurman.

2014: Pela primeira vez há uma modelo plus size no Pirelli

2015: Látex, sensualidade e pin ups no Pirelli

2016: As modelos não convencionais no Pirelli

2017: De Kate Winslet a Helen Mirren, o elenco de luxo do Pirelli