Brigitte Macron e Melania Trump esperam pelos maridos
Brigitte Macron e Melania Trump esperam pelos maridos Reuters/POOL

Diplomacia

Quando é que Trump deve dizer a uma mulher que está em boa forma? A Reebok explica

Marca desportiva reage ao comentário de Trump à primeira-dama francesa com um esquema fácil de memorizar.

Na sexta-feira, Donald Trump não resistiu a elogiar Brigitte Macron cheio dos seus preconceitos de que uma mulher com a idade da primeira-dama francesa já não estaria propriamente em grande forma. Por isso, a marca desportiva Reebok decidiu dar uma lição de protocolo e, já agora, de boa educação ao Presidente norte-americano.

A Reebok publicou um esquema sobre quando é que se deve dizer a uma mulher – "Está em tão boa forma física... linda!" – e basicamente a resposta é nunca, havendo apenas uma excepção: quando encontramos na cave de casa dos pais as figuras de acção com que brincavamos quando éramos pequenos.

No dia da Tomada da Bastilha e pouco depois de ter aterrado em Paris, Donald Trump disse a Brigitte Macron: "Está em tão boa forma física", depois de a olhar de alto a baixo, virando-se de seguida para o próprio Presidente francês para repetir aquilo que terá considerado ser um elogio: "Ela está em tão boa forma física!". Olhando novamente para Brigitte Macron acrescentou ainda um adjectivo, "linda!".