Homenagem

Eiko Ishioka: por que lhe dedica o Google um doodle?

Figurinista japonesa nasceu há 79 anos e ganhou vários prémios nos EUA.

Se hoje abrir o motor de busca Google, em vez das letras coloridas encontrará um quadrado escuro com um botão para clicar. Em vez de um filme passam ilustrações que remetem para o trabalho da figurinista japonesa Eiko Ishioka.

Quem foi e por que lhe dedica o Google um doodle? Eiko Ishioka nasceu a 12 de Julho de 1938. Se fosse viva faria nesta quarta-feira 79 anos. A artista morreu a 21 de Janeiro de 2012, em Tóquio, cidade onde nasceu, com cancro do pâncreas.

Foi como figurinista que se tornou conhecida e foi mesmo premiada com um Óscar para melhor guarda-roupa, em 1992, com o filme Bram Stoker’s Dracula de Francis Ford Coppola. A designer ganhou ainda um Grammy e teve duas nomeações para os Tony, os prémios norte-americanos para o teatro.

O seu trabalho pode ser visto nos figurinos, mas também em capas e anúncios, numa altura em que o trabalho das mulheres não era tão reconhecido. 

Eiko Ishioka foi ainda responsável pelos equipamentos olímpicos das equipas da Suíça, Canadá, Japão e Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Salt Lake City, em 2002. Seis anos depois, nos Jogos Olímpicos de Verão, em Pequim, a japonesa foi convidada para ser responsável pelos figurinos da cerimónia de abertura dos jogos na China.