Facebook, @olagelados

Gelados

Como nasceram o Calippo, o Twister e o Magnum?

Num texto redigido na primeira pessoa, Joan Viñallonga, responsável durante décadas pela investigação na Olá (Frigo, em Espanha), conta como foram inventados alguns dos gelados mais populares da marca.

Olá para nós portugueses, Kibon no Brasil e Frigo em Espanha, o país de origem daquela que é hoje uma das marcas de gelados mais populares no mundo – e deu a origem a outras como a Magnum e a Carte d'Or. A época de ouro da empresa aconteceu entre a segunda metade da década de 1970 e início da década 1990, segundo Joan Viñallonga – que foi responsável pela investigação da Olá durante esses anos.

Num ensaio escrito na primeira pessoa, no site Verne, do El País, conta como a Olá – que foi incorporada pela Unilever na década de 1980 – fez chegar ao mercado gelados como o Drácula, o Dedo, o Calippo, o Twister e o Frac – que eventualmente deu origem à gama Magnum.

"Mas isso não é canibalismo?", chegou a perguntar-se nas reuniões da empresa sobre o gelado Dedo – o primeiro a quebrar as formas convencionais da altura, com moldes tridimensional que foram encontrar num fabricante em Itália. A verdade é que o público engraçou com a ideia, e pouco depois, a Olá lançou também o gelado Pé.

Foi em 1984 que apareceu um dos outros grandes sucessos da marca – que ainda hoje é dos mais populares nos dias quentes de Verão: o Calippo. Foi concebido como uma jogada para competir com as latas de cerveja e de refrigerares – que começavam a ganhar terreno. "A história do Calippo é uma mostra excelente do trabalho de equipa entre o marketing, engenharia, desenvolvimento e produção", conta Viñallonga.

A ideia de um gelado sem pau era excêntrica na altura e, inicialmente, o público mostrou alguma dificuldade em entender o conceito. Por isso, a Olá lançou uma campanha de televisão para o explicar – aproveitando-se das óbvias conotações sexuais.

O Twister – outro dos produtos mais duradouros – aconteceu por acaso. Numa viagem a um centro de investigação no Reino Unido, Viñallonga deparou-se com uma máquina que conseguia produzir gelados com três sabores entrelaçados. Como tinha alguma dificuldade em falar inglês – e pouco mais sabia dizer além de sim – deu involuntariamente o "ok" para essa fábrica produzir os gelados para a Olá. Alguns meses mais tarde, chegou a encomenda a Barcelona. A empresa decidiu surfar a onda e lançou os gelados com o nome Twister, em 1986.

Três anos depois, surgiu um dos gelados mais marcantes da Olá: chamava-se Frac e deu origem à Magnum – que hoje já tem vida própria. O objectivo inicial era criar um produto que fosse combater a sazonalidade, determinante nas vendas da empresa. A 15 de Setembro estas caíam sempre a pique. Apesar de ser igualmente um gelado, as natas e o chocolate do Frac faziam com que fosse mais apropriado e aconchegante durante os meses frios. Foi também uma forma de conquistar um mercado além do infantil.

Viñallonga acabou por trocar a Olá pela Farggi, em 2009, e mais recentemente começou a trabalhar para a Helados Alacant.