Reuters/SUZANNE PLUNKETT

Beleza

As raparigas agradecem que a Asos mostre as estrias e a celulite

As modelos não são perfeitas e a loja britânica que vende online mostra isso mesmo.

Esqueça aquela sensação de desconforto, ao espelho, quando vê as marcas das estrias ou da celulite. Esqueça a frustração de pensar que é a única, que mais ninguém tem aquelas marcas de acne no rosto. Não é verdade e a Asos, a loja britânica que vende online, mostra isso mesmo ao não editar as fotografias das modelos.

Se, por estes dias, espreitar as propostas online das colecções de praia ou lingerie, a potencial cliente aperceber-se-á que é possível ver marcas de acne, celulite e estrias. Marcas que não é comum ver-se no mundo da moda e da publicidade, onde tudo se quer perfeito – rostos bonitos e corpos esguios para evidenciar o que se quer vender.

Foi há um ano que a Asos começou a deixar passar as fotografias sem retocar as partes do corpo ou do rosto mais imperfeitas, nota o jornal britânico Metro. E desde então que as clientes, sobretudo as jovens adultas a quem o site se destina, agradecem esta mudança.

Amy, uma consumidora, publicou na quarta-feira no Twitter uma imagem de uma modelo com um biquíni da Pull&Bear que classificou de "surpreendente"; e recebeu milhares de reacções, entre o aplauso, mas também com críticas sobre o quanto ainda falta evoluir, uma vez que a profissional é magra, logo, não representa a maioria das consumidoras.

No entanto, estes são passos tímidos porque outras consumidoras fizeram pesquisas e não encontraram a mesma imagem que Amy publicou, o que poderá significar, calcula o Metro, que as imagens continuam a ser editadas. O jornal pediu reacções à empresa que tem à venda mais de 800 marcas de roupa, acessórios de moda e de beleza, mas ainda não recebeu qualquer informação.