Ambiente
NARS vai testar em animais para entrar no mercado chinês
Os fãs da empresa de cosméticos norte-americana não gostaram da decisão e prometem boicotá-la.
O teste de cosméticos em animais é um assunto cada vez mais debatido. Desde a criação de campanhas contra os testes até à criação de petições, são várias as pessoas – e as marcas – que lutam para acabar com esta realidade.
A famosa marca de maquilhagem norte-americana NARS tem sido alvo de duras críticas por anunciar que vai começar a testar os seus produtos em animais. Este é o requisito para que possa ser comercializada na China.
Foi através da rede social Instagram que a marca anunciou que iria começar a testar em animais. “Acreditamos firmemente que a segurança do produto e dos ingredientes pode ser conseguida com métodos que não impliquem os animais”, diz. “Mas temos de compactuar com as leis dos mercados em que trabalhamos, incluindo na China”.
Fundada em 1994, a empresa justifica a sua decisão por considerar importante “trazer a visão de beleza e arte aos fãs daquela região”. Já se sabe que o mercado chinês é muitíssimo apetecível dado os milhões de consumidores existentes.
Apesar disso, a NARS escreve na mesma publicação, que está empenhada “no desenvolvimento de testes alternativos”, acrescentado: “Esperamos que juntos, possamos trabalhar para um mundo cruelty-free”.
Contudo, os internautas não reagiram bem à decisão e muitos apelam ao boicote. Foi criada a hashtag #boycottNARS. Laura Jardon foi uma das consumidoras que ficou indignada com a decisão. “Ganância, Ganância, Ganância. Tenham vergonha”, escreveu no Twitter.
Greed Greed Greed. China and Animal Testing. Shame Shame Shame on you!
— Laura Jardon (@Laurajardon5) 27 de junho de 2017
Rebekah Underwood, outra internauta revoltada, escreveu “sinceramente não sei o que estão a pensar. Para além de muitos dólares”, sugerindo que a empresa só se interessa pelo lucro. “Mais do que desapontada quando marcas de maquilhagem colocam o lucro acima dos valores éticos”, lê-se noutra publicação.
I'm not sure what they were thinking honestly. Besides dollar signs. "/
— Rebekah Underwood (@bekahboo1290) 29 de junho de 2017
beyond disappointing when cruelty free makeup brands put profit before ethics and decide to sell in China, looking at you Nars
— mel ?? (@melaniedrinnan) 26 de junho de 2017
Contudo, existem outras marcas apostadas em acabar com esta realidade da experimentação em animais. A The Body Shop lançou recentemente uma petição para acabar com os testes em animais. A marca pretende reunir oito mil assinaturas e levar a discussão às Nações Unidas.
Acabar com testes em animais? São precisas oito milhões de assinaturas
Texto editado por Bárbara Wong