Protesto
Foram proibidos de usar calções, por isso vestiram saias
Com a chegada do Verão, as mulheres optam por vestidos e saias. E os homens não podem usar calções.
A chegada do Verão e do calor fizeram com que os motoristas de autocarro pedissem à empresa francesa para usar calções em vez de calças. O pedido foi recusado, por isso, decidiram trabalhar de saias. Mas não foram os únicos, no Reino Unido um trabalhador de call center decidiu ir de vestido para o trabalho e vários rapazes de uma escola britânica foram de saias para a escola em sinal de protesto. Por que não podem usar calções?
As regras na empresa de autocarros francesa Semitan são claras: os homens usam calças e as mulheres saias. Face a inúmeros pedidos, desde 2013, e à sua recusa, meia dúzia de motoristas decidiram ir trabalhar de saias.
Overheated French male bus drivers don skirts in defiance of dress code https://t.co/ribwSWldPk
— The Guardian (@guardian) 22 de junho de 2017
Didier Sauvetre, um dos trabalhadores envolvidos no protesto e representante dos funcionários daquela empresa, contou ao The Guardian o sucedido: “Perguntámos se podíamos utilizar roupas mais apropriadas para o calor, mas disseram-nos que não podíamos usar calções”.
Sauvetre explica que “os directores dizem que os calções não são adequados para a nossa profissão”, por isso, “viemos de saia, que é permitido para as mulheres”.
Gabriel Magner, um dos motoristas, considera que os homens estão a ser discriminados. “Os escritórios dos nossos patrões têm ar condicionado, o que não acontece com a maioria dos nossos veículos”, avançou ainda. “Trabalhar mais de sete horas num veículo com 50 graus não é fácil” assegurou.
Aparentemente o protesto não demoveu a administração da empresa, já que Pascal Bolo, presidente da transportadora, disse ao The Guardian que "regras são regras", embora reconheça que "é difícil [trabalhar com o calor], mas é apenas por alguns dias do ano”.
Já em Buckinghamshire, uma província no sul do Reino Unido, um trabalhador de um call center foi mandado para casa depois de aparecer no local de trabalho de calções. Na rede social Twitter, Joey Barge escreveu: “se as mulheres podem usar saias/vestidos para o trabalho, porque não posso utilizar calções?”
Answer: nope. Just been sent home from work
— joey (@jBarge_) 19 de junho de 2017
“Fui mandado para casa e disseram-me para trocar para roupa mais apropriada”, explicou ao Daily Mail, citado pelo Mashable. Como forma de protesto, Barge optou por envergar um vestido cor-de-rosa.
What looks better pic.twitter.com/aj7S4sPrtJ
— joey (@jBarge_) 19 de junho de 2017
Ao contrário dos motoristas franceses, o seu acto fez com que a política de vestuário da empresa fosse alterada. “Devido às altas temperaturas, é permitido aos homens que trabalham no escritório utilizar calções”, lê-se num email enviado a Joey Barge, que o partilhou nas redes sociais. A mensagem de correio electrónico acrescenta ainda que os calções devem ser “pretos, azuis escuros ou bege”.
Partial win? pic.twitter.com/SKh1WcbcR4
— joey (@jBarge_) 19 de junho de 2017
Mas os homens não são os únicos a protestar, também os rapazes o fazem. No Reino Unido, alunos da academia ISCA, no sudoeste do país, apareceram na escola de saias. Em causa está a proibição de utilizarem calções por não fazer parte do uniforme escolar.
Texto editado por Bárbara Wong