Instagram, @rebeccablikes

Acidente

Blogger morre com explosão de utensílio – família alerta para o perigo

Rebecca Burger era uma blogger francesa de fitness. Foi vítima de um acidente com um utensílio de cozinha.

Rebecca Burger era uma blogger francesa de fitness – promovia um estilo de vida saudável junto dos seus 170 mil seguidores no Instagram e 55 mil no Facebook. No passado domingo foi vítima de um acidente com um sifão – um utensílio de cozinha que transforma natas em chantilly –, que levou à sua morte, segundo o anúncio publicado pela família. O objecto, que utiliza uma cápsula de gás, explodiu e atingiu-a no tórax.

Devido ao facto de se tratar de um utensílio com gás pressurizado, o sifão deve ser utilizado com algum cuidado. De acordo com a família de Rebecca, aquilo que aconteceu não terá sido um descuido da parte da mesma, mas sim consequência de um produto defeituoso. "O sifão que causou a sua morte estava selado", escreveram numa publicação no Instagram, alertando para o facto de existirem "dezenas de milhares de dispositivos defeituosos" em circulação – como aquele que terá atingido a blogger de 33 anos.

De acordo com o The Guardian, Rebecca terá sofrido um ataque cardíaco. Foi levada para o hospital, mas morreu no dia seguinte. Já foi entretanto aberta uma investigação, pelas autoridades locais, avança ainda o jornal britânico.

De acordo com a revista francesa 60 Millions de Consommateurs há muito que se avisava sobre o perigo deste tipo de utensílios – que já causaram dezenas de acidentes, incluindo dentes partidos e até a perda de um olho. Nos últimos sete anos, registaram-se aproximadamente 60 incidentes deste tipo.

O problema, continua a revista de consumo, é que certos modelos, colocados no mercado entre 2009 e 2013, foram fabricados com peças de plástico demasiado frágeis para resistir à pressão. 

Ao L'Express, a Ard’Time, a empresa fabricante do sifão que alegadamente causou a morte da jovem francesa, disse: "Só podemos lamentar este acidente, apesar de neste momento não ter sido ainda estabelecida uma ligação entre o acidente e a nossa marca. Não podemos deixar que digam que nada foi feito desde Fevereiro de 2013, data da ocorrência do primeiro incidente envolvendo um sifão Ard'Time". A empresa insiste que fez tudo o que que pôde para avisar os consumidores do perigo.

Já a 60 Millions de Consommateurs insiste que este momento deve servir para que seja tomada uma atitude e que o Governo organize uma campanha para que as pessoas deixem de usar estes produtos defeituosos.