Instagram, @gal_gadot

Gal Gadot

Gal Gadot: Quem é esta Super-Mulher?

A actriz israelita já disse em entrevista que nasceu para fazer de Mulher-Maravilha. Antes disso, era mais conhecida pelo seu papel em "Velocidade Furiosa".

Completou dois anos de serviço obrigatório no exército israelita, competiu para o título de Miss Universo, em 2004, e agora é a estrela de Mulher-Maravilha. Antes disso, Gal Gadot era conhecida pelos fãs de Velocidade Furiosa como Gisele. Aos 32 anos, a actriz sente que "nasceu para encarnar a Mulher-Maravilha", como disse em entrevista ao The Mirror.

Natural de Rosh Ha'ayin, em Israel, Gadot nasceu no seio de uma família judaica. O avô materno foi levado para Auschwitz durante a Segunda Guerra e sobreviveu, mas parte da família desapareceu durante o Holocausto. Filha de um engenheiro e de uma professora de Educação Física, a jovem ambicionava ser coreógrafa, mas acabou por ingressar num curso de Direito – do qual desistiu após um ano.

 

Antes, ganhou o título de Miss Israel, competiu no palco da Miss Universo e serviu os dois anos obrigatórios no Exército – como treinadora, numa das bases de Israel. “Fui bailarina durante 12 anos – ballet, hip-hop, dança contemporânea, jazz. Achava que queria ser coreógrafa”, contou à revista Vanity Fair. Ao mesmo tempo, a autoproclamada maria-rapaz sempre foi adepta de desportos – praticou ténis, basquetebol e vóleibol, entre outros.

O interesse pelo teatro surgiu pouco depois de entrar na faculdade. Gadot foi chamada para uma audição para fazer de Bond girl – no filme 007: Quantum of Solace, lançado em 2008). Não ficou com o papel – que foi dado, presumivelmente, a Olga Kurylenko –, mas ganhou o bichinho do cinema. Chegou a ser chamada para várias audições e percebeu, durante todo o processo, que era “preciso muito para representar” e que era “mais interessante do que ir para a Faculdade de Direito”. Disse-o à revista Interview.  

Em 2007, participou numa série de televisão israelita. Em Bubot, que retratava as “intrigas, conspirações e amor no mundo dos modelos”,resumo do IMDb, era a protagonista, Miriam Elkayam. Dois meses depois, o mesmo director de casting de James Bond chamou-a para contracenar com Vin Diesel e Paul Walker, num dos filmes Velocidade Furiosa. Desde então, já fez parte do elenco de três outros episódios da saga, no papel da traficante de droga Gisele. Durante as gravações, fez sempre as suas próprias acrobacias, sem recorrer a duplos.

Gal Gadot encarnou pela primeira vez Super-Mulher, em Batman vs. Super-Homem: O Despertar da Justiça, que chegou às salas de cinema em Março do ano passado. Contrariando as dúvidas iniciais de alguns fãs do universo DC Comics acerca da escolha de casting, a actriz israelita foi aclamada como uma das melhores num filme que, em geral, não foi recebido com entusiasmo pelos críticos – no Rotten Tomatos, tem uma classificação de 4.9.

Para atingir a preparação física necessária, treinou durante nove meses seguidos. De acordo com o site Movie Pilot, esse treino incluiu uma mistura de kung fu, kickboxing, capoeira e jiu jitsu e fez com que a actriz ganhasse mais de sete quilos de massa muscular.

Gadot vai ficar para sempre como a primeira protagonista feminina de um blockbuster de super-heróis com o sucesso que teve Mulher-Maravilha –  com um investimento de aproximadamente 150 milhões de dólares, o filme facturou 223 milhões (199 milhões de euros) a nível mundial, no primeiro fim-de-semana, de acordo com o The Guardian. “É uma loucura pensar que esta personagem existe há mais de 75 anos e esta é a primeira vez que a vemos no grande ecrã e que verdadeiramente podemos estabelecer a sua história de origem”, disse a actriz durante uma entrevista ao programa de televisão Good Morning America.

Novamente, Gadot – tal como outras actrizes do elenco – passou por um treino rigoroso de seis meses: a rotina diária, de acordo com a Highsnobiety, incluia duas horas de levantamento de pesos, duas de coreografia e duas de equitação. Durante as gravações revelou que estava grávida de cinco meses da sua segunda filha – que nasceu em Março. Gadot casou em 2008 com o isrealita Yaron Versano. O casal teve a primeira filha em 2011.

A Super-Mulher regressa ao grande ecrã ainda este ano. Para Novembro, está prevista a estreia de outro grande filme de acção com Gadot, no centro da acção: Justice League – neste momento em fase de pós-produção.