Instagram, @trnz.eduarte

Segredos

"100 Days of Secrets": Os segredos dos outros ilustrados

Eles contam-lhe os seus segredos e, em troca, Terence Eduarte ilustra-os.

Hoje há aplicações móveis até para contar segredos a estranhos, sob a protecção de anonimato – aqueles segredos que às vezes nem aos amigos ou ao psicólogo se é capaz de admitir. Pois bem, que tal contar a um ilustrador, para que ele possa desenhá-lo e partilhá-lo com o resto do mundo?

É isso que Terence Eduarte – um artista sediado nas Filipinas – tem estado a fazer nos últimos 50 e poucos dias e pretende continuar até chegar ao 100. O artista de 24 anos tem contado histórias de pessoas de todas as partes do mundo, expondo – de forma anónima – desde pequenos segredos – como o da rapariga que não gosta de café, mas que o pede ocasionalmente só para tirar fotografias – a outros mais sérios: "Disse ao meu filho por nascer que não estava pronta para ser amada por ele. No dia seguinte tive um aborto".

A conta de Instagram onde Eduarte partilha as imagens acompanhadas da respectiva confissão é uma janela para assuntos tabu e fala sobre tópicos relevantes para todos, como amor, sexo, autoconfiança e família.

O autor do projecto "100 Days of Secrets" conta ao HuffPost que ficou surpreendido com a disponibilidade das pessoas para partilharem questões da vida íntima. "Acho que o projecto se tornou um tubo de escape para as pessoas deitarem para fora pensamentos e sentimentos que normalmente não diriam a ninguém", explica.

 

"I told my unborn son I wasn't ready to be loved by him. The next day I miscarried." #100daysofsecrets #the100dayproject

Uma publicação partilhada por Terence Eduarte (@trnz.eduarte) a

 

 

"Half of my friends are people I wish I never met." #100daysofsecrets #the100dayproject

Uma publicação partilhada por Terence Eduarte (@trnz.eduarte) a

 

 

 

"Something is wrong with me." #100daysofsecrets #the100DayProject

Uma publicação partilhada por Terence Eduarte (@trnz.eduarte) a