Emmanuel Macron vence Trump na sua própria batalha: os TrumpShakes
Já não é novidade que o Presidente norte-americano triunfa na batalha dos fortes e dominantes apertos de mão. Contudo, desta vez, foi o francês que dominou.
Já nos habituamos aos dominadores apertos de mão pelos quais o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é conhecido, em que empurra, contorce e puxa a mão de outros líderes mundiais. São os TrumpShakes. Mas desta vez Emmanuel Macron dominou.
.@POTUS meets with #France's President @EmmanuelMacron at the U.S. Ambassador's residence in Brussels.#POTUSAbroad pic.twitter.com/moxBCcUd0A
— Department of State (@StateDept) 25 de maio de 2017
O novo Presidente francês parece ter estudado os famosos TrumpShakes, para estar preparado para o encontro desta quarta-feira com Donald Trump, em Bruxelas.
O jornalista do Washington Post, Philip Rucker, descreveu o aperto de mão escrevendo no Twitter: “Cada um apertou a mão do outro com intensidade, as suas articulações ficaram brancas, os maxilares estavam cerrados e as suas feições estavam contraídas.”
Oh my. White House pooler @PhilipRucker's view of the Trump - Macron handshake in Brussels: knuckles turned white and faces tightened. pic.twitter.com/z16dpIfWhb
— Philip Crowther (@PhilipinDC) 25 de maio de 2017
Rapidamente as redes sociais foram invadidas por imagens do encontro, em que os internautas brincaram com o momento. Numa das partilhas lê-se: “Depois de Melania rejeitar a sua mão, ele [Trump] anseia por contacto humano, um formigueiro de emoções cai sobre ele…”.
@PhilipinDC @PhilipRucker After Melania's dismissive hand swatting, he desperately craved human contact, the waves of emotion tingling and washing over him...
— Nexusdog (@Nexusdog_UK) 25 de maio de 2017
Outros internautas afirmam que o Presidente francês “esmagou a mão de Trump”, “abalando-o”, mostrando a cara de triunfo de Emmanuel Macron. Um deles felicita o chefe de Estado francês por ter vencido Trump na sua batalha de "dominar como um cão."
Macron is literally crushing Trump's hand in the battle of the NATO handshakes. There's a new kid in town.... pic.twitter.com/sSZKSGIpdi
— John Fraher (@johnfraher) 25 de maio de 2017
Out-shaken pic.twitter.com/OQr5Q2uaA8
— Rupert Myers (@RupertMyers) 25 de maio de 2017
tfw you know you've bossed it pic.twitter.com/1sdyfjLwIX
— Rupert Myers (@RupertMyers) 25 de maio de 2017
Looks like Trump was beaten at his own "Dominate Like a Dog" handshake nonsense. Well done, Macron. ???? https://t.co/oolnse8Lnw
— Ken Hart (@KenHartWriter) 25 de maio de 2017
Uma das internautas vai mais longe, afirmando que o Presidente norte-americano não pode parecer fraco na presença de um homem mais novo, mais bonito e mais inteligente.
@PhilipinDC @PhilipRucker Trump can't look weak in the presence of a younger, smarter, handsomer man.
— Donna Freyleue (@DonnaFrey5) 25 de maio de 2017
Esta não é a primeira vez que os TrumpShakes dão que falar. Recorde-se que durante o encontro entre Angela Merkel e Donald Trump na Sala Oval, o Presidente norte-americano recusou apertar a mão à chanceler alemã, apesar dos repetidos pedidos por parte dos jornalistas.
Também o aperto de mão entre o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e Trump foi criticado nas redes sociais. Durante este encontro, Trump quis dominar o momento, contudo, Shinzo Abe mostrou o seu desconforto fazendo uma cara de alívio depois de Trump lhe largar a mão.
Texto editado por Bárbara Wong