• Pippa Middleton com os pais, Michael e Carole Middleton, à saída da Igreja de St. Magdalene, no baptizado na princesa Charlotte
    Pippa Middleton com os pais, Michael e Carole Middleton, à saída da Igreja de St. Magdalene, no baptizado na princesa Charlotte REUTERS/Chris Jackson/Pool
  • Pippa Middleton e James Matthews, depois da missa do dia de Natal da Igreja de St. Mark
    Pippa Middleton e James Matthews, depois da missa do dia de Natal da Igreja de St. Mark REUTERS/Andrew Matthews/Pool
  • Pippa Middleton durante uma corrida de cavalos, em 2013
    Pippa Middleton durante uma corrida de cavalos, em 2013 REUTERS/Eddie Keogh
  • Pippa Middleton e o irmão, James Middleton, no torneio de Wimbledon, em 2015
    Pippa Middleton e o irmão, James Middleton, no torneio de Wimbledon, em 2015 REUTERS/Stefan Wermuth
  • No torneio de Wimbledon, em 2016
    No torneio de Wimbledon, em 2016 REUTERS/Paul Childs
  • Pippa Middleton no casamento de James Meade e Laura Marsham
    Pippa Middleton no casamento de James Meade e Laura Marsham Reuters/STEFAN WERMUTH
  • Pippa e Kate Middleton à entrada de Westminster Abbey, em 2011
    Pippa e Kate Middleton à entrada de Westminster Abbey, em 2011 REUTERS/Kai Pfaffenbach
  • A família Middleton
    A família Middleton Reuters/STEFAN WERMUTH

Pippa Middleton

Pippa Middleton: um casamento quase real

A irmã mais nova de Kate casa este sábado, numa cerimónia privada, mas elegante, onde estará o "crème de la crème" da sociedade. Pippa poderá um dia ganhar o título de Lady Glen Affric.

Não é fácil apontar, de repente, um casamento que tenha tido maior antecipação e cobertura nos últimos tempos do que o de Kate e William – além dos 1900 convidados, milhões de pessoas em todo o mundo acompanharam a cerimónia através da televisão. O casamento da irmã mais nova da duquesa, Pippa Middleton, será mais privado – com cerca de 300 convidados –, mas não por isso menos extravagante.

Quem são os noivos?

Foi durante o casamento da irmã que o nome Pippa Middleton ganhou fama internacional. A fotografia da madrinha a segurar a cauda do vestido de Kate, à entrada da igreja, ficou para a história. Muitos comentaram que Pippa quase roubou as atenções da irmã, com um vestido branco Alexander McQueen, que acentuava a sua figura.

Depois de estudar literatura na Universidade de Edimburgo, Pippa, de 33 anos, trabalhou como relações públicas, recebeu uma proposta de centenas de milhares de libras para escrever um livro com dicas para planear festas – criticado por muitos por se limitar a citar o óbvio – e colaborou regularmente para publicações como o Daily Telegraph, The Spectator e Vanity Fair. No final de 2016, publicou o segundo livro, Heartfelt, desta vez sobre cozinha saudável. Pippa é uma figura pública – fotografada em qualquer sítio onde vá – e é também embaixadora da British Heart Foundation. Entusiasta do desporto – tema sobre o qual já escreveu várias vezes–, sobretudo das modalidades associadas à alta sociedade, a noiva fez a sua despedida de solteira nos Alpes, a esquiar.

O noivo, James Matthews, de 41 anos, é um gestor multimilionário de um hedge fund (fundo de alto risco). O seu pai, David Matthews é um self-made man que começou por ser piloto de corridas e fez a sua fortuna a partir da venda de carros e de negócios como o resort de luxo nas Caraíbas Eden Rock St. Barths. O castelo a alguns quilómetros do lago de Loch Ness (sim, aquele que tem um mostro), que adquiriu há alguns anos, veio com um título associado. Significa isso que James (o seu filho mais velho) poderá ser o próximo Laird of Glen Affric e, consequentemente, Pippa será Lady Glen Affric. O título laird é o equivalente escocês ao lord (senhor).

O casal conheceu-se em 2012, de acordo com o New York Times, quando a família Middleton foi passar férias a Eden Rock. Pippa e James terão tido na altura um caso curto e em 2015 reavivaram o romance. Depois de quase um ano de namoro, em Junho de 2016, anunciaram o noivado. O pedido de casamento terá acontecido durante um passeio por Lake District, um parque nos arredores de Londres. De acordo com uma especialista da Hatton Jewels, citada pelo Telegraph, o anel de noivado deverá ter aproximadamente cinco quilates (com uma pedra central de 3.5 quilates)  e custar entre 150 mil e 180 mil libras.

O que se sabe sobre o casamento?

A cerimónia está marcada para as 11h30 de 20 de Maio, este sábado, na Igreja de St. Mark's, em Englefield. A recepção será na casa de família dos Middleton, a poucos quilómetros, na vila Bucklebury.

Não se sabem muitos detalhes relativamente ao casamento, que, segundo o Daily Mail, terá um tema escocês – e até um instrumentista de gaita de foles. O site de casamentos Bridebook estima que o de Pippa e James custará aproximadamente 247 mil libras (287 mil euros), com base na análise de mais de 170 mil casamentos e 70 mil fornecedores. 

Entre os convidados mais conhecidos estão o príncipe Harry e a sua namorada, a actriz Meghan Markle, o príncipe William e, claro, Kate Middleton, a irmã da noiva. Também Spencer Matthews – o irmão de James e estrela de televisão, que participou no reality show sobre jovens ricos Made in Chelsea – estará presente.

De acordo com a Vogue, Pippa pediu aos convidados para levarem uma muda de roupa. Um dos conjuntos deve ser usado na cerimónia e o outro na recepção. Segundo a NYMag, a noiva estabeleceu ainda outra regra, que estipula que os convidados apenas podem levar um acompanhante se estiverem casados com o mesmo – à excepção, aparentemente, do príncipe Harry.

Quanto à rainha, não se sabe ao certo se fará a honra de aparecer – mas é pouco provável que o faça. Pelo que se sabe, o casal enviou um convite por uma questão de cortesia. De resto, espera-se que o casamento reúna o crème de la crème da sociedade britânica.

Curiosamente, qualquer membro da paróquia da igreja de St. Mark's poderá assistir à cerimónia, desde que haja espaço. Segundo uma directriz publicada recentemente pela Igreja de Inglaterra e citada pelo Telegraph, "um casamento é uma cerimónia pública a que pelo menos todos os paroquianos têm direito a assistir".