• O Presidente Emmanuel Macron beija a mulher Brigitte Trogneux
    O Presidente Emmanuel Macron beija a mulher Brigitte Trogneux Reuters/PHILIPPE WOJAZER
  • Tiphaine Auzière, filha de Brigitte Trogneux, chega à cerimónia com o marido Antoine Choteau. Os filhos Elise e Aurèle não foram por serem muito pequenos
    Tiphaine Auzière, filha de Brigitte Trogneux, chega à cerimónia com o marido Antoine Choteau. Os filhos Elise e Aurèle não foram por serem muito pequenos LUSA/IAN LANGSDON
  • Laurence Auzière Jourdan, o marido Guillaume e os filhos Emma e Thomas
    Laurence Auzière Jourdan, o marido Guillaume e os filhos Emma e Thomas LUSA/IAN LANGSDON
  • Sebastien Auziere com a mulher Christelle e os filhos Camille e Paul
    Sebastien Auziere com a mulher Christelle e os filhos Camille e Paul Reuters/BENOIT TESSIER
  • Os pais do Presidente, o médico neurologista Jean-Michel Macron e Françoise Nogues
    Os pais do Presidente, o médico neurologista Jean-Michel Macron e Françoise Nogues LUSA/FRANCOIS MORI / POOL
  • Emmanuel Macron refere-se aos netos da mulher como sendo também seus netos
    Emmanuel Macron refere-se aos netos da mulher como sendo também seus netos Reuters/BENOIT TESSIER
  • O Presidente e a primeira-dama à chegada ao Palácio do Eliseu para a tomada de posse
    O Presidente e a primeira-dama à chegada ao Palácio do Eliseu para a tomada de posse Reuters/PHILIPPE WOJAZER

França

Quem é quem na família moderna de Macron?

O jovem Presidente francês refere-se aos netos da mulher como sendo também seus.

Quem é quem na família moderna de Emmanuel Macron? Antes da cerimónia da tomada de posse, neste domingo, no Palácio do Eliseu, os filhos de Brigitte Trogneux marcaram presença com a sua prole para ver o padrasto assumir a presidência francesa.

O casal presidencial não tem filhos em comum, mas Emmanuel Macron, de 39 anos, fala dos netos de Brigitte como se fossem os seus, disse, há uns meses, durante a emissão de Au Tableau!, um programa televisivo sobre política que passa no canal francês C8.

Estes são seis e na noite em que o candidato venceu as eleições foi possível ver algumas das crianças em palco, assim como o carinho com que Emmanuel Macron as tratou (ver fotogaleria). 

Porque é que a diferença de idade de Macron e Trogneux é tema de conversa?

Brigitte Trogneux tem três filhos do seu primeiro casamento com o banqueiro André-Louis Auzière, de quem se divorciou em 2006. No ano seguinte, casou-se com Macron. Tiphaine Auzière, 32 anos, advogada, foi quem mais se envolveu na campanha do padrasto. A filha mais nova de Brigitte é casada e tem dois filhos ainda pequenos, que, por essa razão, não participaram na cerimónia. Elise tem três anos e Aurèle 18 meses.

Também a sua irmã mais velha, de 39 anos, Laurence Auzière Jourdan — de quem se fala sempre que se conta como Macron conheceu Trogneux, era então um jovem estudante e colega da filha da professora na escola —, tem dois filhos, Emma e Thomas. Laurence foi a mais discreta da família, evitando aparecer nos comícios ou durante a campanha, tendo agora comparecido na cerimónia de tomada de posse do seu companheiro do secundário.

Sebastien Auzière é o filho mais velho da mulher de Macron, 42 anos, é casado e também tem dois filhos, Camille e Paul. O engenheiro e especialista em estudos de mercado também marcou presença na tomada de posse.

Quem também não faltou foram os pais de Macron, o neurologista Jean-Michel Macron e Françoise Nogues, que se manteve sempre muito discreta durante a campanha, mas que quando o filho derrotou Marine Le Pen confessou que parecia estar a viver um sonho.

Brigitte Trogneux: um novo tipo de primeira-dama em França