Sono
Napercise: uma aula de sono no ginásio
A cadeia de ginásios britânica David Lloyd Clubs prepara-se para lançar uma nova aula de fitness, cujo exercício principal é dormir.
Chegou o ponto em que dormir a sesta passou a ser considerado um exercício de fitness. Pelo menos é o que diz a cadeia de ginásios britânica David Lloyd Clubs que, este fim-de-semana, vai lançar uma aula experimental com o nome napercise – uma mistura de nap (sesta) e exercise (exercício).
A aula de grupo foca-se nas poses relaxantes e em técnicas de respiração para ajudar a combater a fatiga e o stress físico e mental, de acordo com o Telegraph. Tem a duração de 60 minutos – dos quais 45 são para dormir e os restantes para alongamentos – e acontece a meio da tarde.
A aula serve para ajudar a "estimular o bem-estar físico e mental", aponta o site da David Lloyd Clubs. Por incrível que pareça, o ginásio menciona ainda que a aula poderá ajudar a queimar algumas calorias.
Pode parecer mais um golpe de marketing do que uma aula funcional, mas há vários estudos que indicam que dormir a sesta a meio da tarde tem um impacto positivo nas pessoas. Um estudo de 2011 da Allegheny College, nos Estados Unidos, concluiu que os participantes que faziam sestas de 45 minutos, não só estavam mais repousados, como conseguiam lidar melhor com o stress. Outro estudo, de Berkley, na Califórnia, indica que fazer a sesta durante o dia aumenta a capacidade de aprendizagem.
Um inquérito da Deco sobre o sono, publicado no final de 2016, sugere que mais de 60% dos portugueses têm problemas de sono. Do inquiridos, 6% acusou sentir "demasiada" sonolência durante o dia, 35% "bastante" e 18% "alguma".
Para já, a aula napercise vai ser lançada apenas em um dos ginásios da David Lloyd Clubs, em Sidcup, e se tiver sucesso poderá ser introduzida nos restantes da cadeia britânica, conta o HuffPost.