Restaurantes
Comer café é a sugestão dos chefs com estrela Michelin
Nespresso desafiou oito cozinheiros portugueses para a terceira edição da Gourmet Weeks.
Pelo terceiro ano, a Nespresso desafiou os cozinheiros portugueses que têm estrelas Michelin no seu currículo para criarem pratos a partir do café. A Nespresso Gourmet Week começou a 10 de Abril, termina a 14 de Maio e, este ano, chegou à Madeira.
Ricardo Costa, Rui Paula, Vítor Matos, Pedro Lemos, João Rodrigues, Henrique Leis, Luís Pestana e Henrique Sá Pessoa são os chefs que aceitaram o desafio, mas não estarão sozinhos e vão receber como convidados outros colegas de profissão para, a quatro ou mais mãos, criarem um jantar exclusivo em que o café é a fonte de inspiração.
Esta noite, no Porto, o chef Vítor Matos do Antiqvvm vai trabalhar com Filipe Pinheiro, sub-chef do Hotel de Ville de Crissier, com três estrelas Michelin para criar um menu onde o café marca presença. Segue-se Pedro Lemos, do restaurante com o seu nome, também no Porto, com Pedro Nunes, do Restaurante S. Gião, em Guimarães, a propor uma carta especial para dia 4 de Maio.
Pelo terceiro ano consecutivo, no dia 8 de Maio, João Rodrigues, do Restaurante Feitoria, em Lisboa, volta a marcar presença e convidou o holandês Michel van der Kroft – com quem já colaborou na Rota das Estrelas já uns anos; Henrique Sá Pessoa, do Alma, em Lisboa; e Miguel Rocha Vieira, da Fortaleza do Guincho, em Cascais.
A 11 de Maio, a Nespresso Gourmet Weeks chega ao Algarve, onde Henrique Leis vai receber o Miguel Gomes; e dois dias depois a iniciativa chega à Madeira para que os curiosos possam fazer esta experiência com o chef Luís Pestana, do William, que vai receber Pedro Lemos.
O evento termina em Lisboa, no Alma de Henrique Sá Pessoa. O chef vai convidar o britânico Graham Hornigold, especialista em pastelaria, no dia 14 de Maio.
Os preços dos menus variam entre os 100 e os 140 euros por pessoa.