Rui Gaudencio

Como fazer com que as obras de arte do seu filho durem para sempre

Para os pais de filhos em idade escolar, há duas coisas que convergem nesta altura do ano: as limpezas de Primavera e a descoberta de que acumulou quase um ano de trabalhos artísticos do seu filho. Normalmente, estas duas coisas opõem-se: quer limpar a tralha, mas o sentimentalismo intervêm e acaba com outra pilha enorme de coisas.

Sempre seleccionei os trabalhos dos meus filhos; só guardei as melhores obras e continuo a exibir com orgulho algumas delas, enquanto outras estão guardadas numa pasta de documentos. Tenho uma para cada filho. A minha abordagem foi impiedosa e com pouco recurso às tecnologias, mas hoje em dia há muito mais opções – scanners, impressoras 3D, programas de computador de design e uma série de sites podem preservar as obras-primas do seu filho num livro ou transformá-las em papel de parede, puzzles e mais.

Se quiser organizar e preservar os trabalhos dos seus filhos:

O site Plum Print pega em todos os trabalhos do seu filho – desenhos, colares de massa, esculturas em barro e tudo o resto – digitaliza-os e depois imprime-os num livro de fotografias personalizado. Esta empresa tem um serviço completo que torna o processo fácil: envia-lhe uma caixa pré-paga, que pode encher com os trabalhos do seu filho e enviar de volta à empresa. Assim que é recebido, os trabalhos são fotografados ou digitalizados profissionalmente, as fotografias são editadas e colocadas em formato de livro. É-lhe enviada uma prova digital para aprovação. Depois, o livro é impresso e enviado. Pode optar pela devolução dos trabalhos ou a companhia deita-os fora. O preço deste processo varia, dependendo da quantidade de trabalhos que enviar. Um livro que inclui 24 obras de arte tem um preço inicial de 89 dólares (83 euros).

Para quem prefere fazer as coisas sozinho, veja o Mini Masterpieces do Shutterfly, um modelo-base para livros concebido para exibir os trabalhos dos seus filhos. Vai precisar de fotografar ou digitalizar todos os objectos que quiser incluir, fazer o upload das fotografias no site e conceber as páginas sozinho, usando os modelos, fundos e adornos que são fornecidos. Um livro de 20 páginas custa 40 dólares (37 euros).

Se o seu problema é a arrumação, o Artkive ajuda-o a manter as imagens dos trabalhos dos seus filhos organizadas, através da sua aplicação e do seu website. Basta tirar fotografias dos trabalhos artísticos, escolares ou outras memórias que desejar guardar, identificar cada imagem com o nome e o ano escolar do seu filho, o título da obra e a data em que foi feita. Depois, pode partilhar as imagens com a família e os amigos. O serviço é grátis até 40 imagens, mas se quiser acrescentar mais tem de pagar uma das suas três opções de adesão, que custam a partir de três dólares (2,80 euros) por mês. O Artkive, tal como o Plum Print, oferece um serviço completo: Pode enviar à empresa todos os trabalhos do seu filho e ela irá digitalizá-los e criar uma conta para si, a que pode aceder a qualquer altura. O Artkive também pode criar e imprimir um livro de capa dura para si. O pacote de serviço completo custa a partir de 39 dólares (36euros).

Se preferir transformar as obras-primas do seu filho em outra coisa:

Digitalize ou tire uma fotografia de um desenho, e o DesignYourWall irá transformá-lo num papel de parede ou num decalque removível e autocolante em algumas semanas. O papel de parede tem uma altura mínima de 9,14 metros e os preços variam consoante o material que desejar (papel, vinil, papel autocolante, etc.).

Todos os papéis de parede personalizados chegam sem ser aparados, num material com 137 cm de largura. A empresa tem ao seu dispor designers, a partir de 75 dólares (70 euros) por hora, para o ajudar a preparar o seu desenho, criar uma cópia ou uma cor que se aplique ao seu desenho. Antes de fazer uma encomenda, lembre-se de pedir uma amostra para ver o material e a qualidade da impressão. Cada amostra custa 11 dólares (10,2o euros).

Faça o upload da imagem de um desenho, e o Giftskins transforma-o em papel de embrulho. Escolha entre três tamanhos – quanto mais pequena for a imagem, mais vezes se irá repetir. Para os melhores resultados, utilize uma imagem com pelo menos 200 dpi. Uma folha (48x193 cm) custa 15 dólares (14 euros).

O Crayon Creatures transforma os desenhos 2D dos seus filhos em figuras 3D, usando a tecnologia de impressão 3D mais recente. As figuras não são baratas, custam cerca de 199 dólares (185 euros) cada uma e encomendas adicionais do mesmo modelo custam 88 dólares (82 euros).

O PrintArtKids transforma os trabalhos dos seus filhos em blocos de notas, cartões, etiquetas, puzzles e muito mais. Basta enviar à empresa uma fotografia digital do trabalho – com o cuidado de recortar e rodar a imagem para a orientação pretendida antes de fazer o upload – e eles fazem o resto. Um puzzle custa a partir de 24 dólares (22,40 euros).

Faça o upload de uma imagem do trabalho do seu filho no Uncommon e use os modelos fornecidos para criar capas para produtos Samsung e Apple. Como acontece com qualquer reprodução, quanto melhor for a qualidade da imagem, melhor será o aspecto da capa. As capas de telemóvel custam a partir de 30 dólares (28 euros).

A autora é uma perita em estilo do programa “Today” e ex-editora de revistas, é autora do livro Flip! For Decorating.
Tradução: Rita Monteiro