Dia Internacional do Livro Infantil
Leve os miúdos a uma livraria
A data de nascimento de Hans Christian Andersen é pretexto para lembrar a importância dos livros para crianças.
Há cada vez mais livrarias vocacionadas para o livro infantil e para a ilustração. Têm programação própria para os mais novos e para as famílias. Em ambientes coloridos, confortáveis e descontraídos, organizam-se oficinas, horas do conto, clubes de leitura. Tudo para criar nas crianças um belo vício: o dos livros e da leitura.
Se não costuma frequentar livrarias, neste fim-de-semana tem um motivo acrescido: no domingo assinala-se o Dia Internacional do Livro Infantil, data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (2 de Abril de 1805). Um dia que pretende chamar a atenção para a importância da leitura e do papel fundamental dos livros para a infância. A primeira vez que se comemorou foi em 1967.
Mas todos os dias são bons para levar os miúdos às livrarias e bibliotecas e deixá-los escolher os livros que os cativam. Porque ler é bom e há que descobrir o livro certo para cada um. A partir daí, a criança dificilmente perderá o vício…
Neste sábado começa também a iniciativa Abril É Mês de Ler em Todo o Lado. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros e a Câmara Municipal de Lisboa querem a leitura a “invadir espaços e ambientes, desafiando todos os portugueses a sair à rua e participar no movimento”, preenchendo este mês com “actividades literárias dedicadas a todos os gostos, feitios e faixas etárias”, descrevem na divulgação. Muitas das animações vão acontecer justamente em bibliotecas e livrarias.
Aqui ficam algumas moradas e iniciativas para este e o próximo fins-de-semana.
Hipopómatos na Lua
Blogue / Casa do Chá e da Leitura/Livraria
R. Gomes de Amorim 12-14 Sintra
Telf. 219236198 / 939122533
1 de Abril, das 16h às 18h: A Primavera Literária Brasileira chega a Sintra
Na véspera do Dia do Livro Infantil, recebem o escritor italiano Roberto Parmeggiani, autor do texto dos livros A Avó Adormecida e O Mundo de Arturo, com a presença de Simone Paulino, da editora brasileira NÓS. Com a exposição das ilustrações de ambos os livros, de autoria de João Vaz de Carvalho, como pano de fundo, “Livro lá, livro cá” é o mote para uma conversa com os autores. (Entrada livre, mas sujeita a inscrição.)
2 de Abril, das 15h às 17h30: Passarário. Fazer um Livro 3D
Festeja-se o Dia do Livro Infantil com um workshop de escultura e ilustração, orientado pela Ana Sofia Gonçalves. A cada participante sua página. O Passarário é um abecedário de pássaros migrantes. Actividade a partir dos 6 anos (os mais pequenos só acompanhados por adulto).
Baobá Livraria
Rua Tomás da Anunciação, 26-B, Lisboa
Telf.: 211928317
1 de Abril, às 16h: Cracar no Especial Dia das Mentiras, com leitura encenada por Joana Patrício!
No Dia das Mentiras, a Baobá Livraria estreia um livro (Crac!, de Carmen Chica e Martina Manyà, edições Orfeu Negro) e uma contadora, Joana Patrício. Juntos, vão descobrir se é verdade ou mentira que os dias cinzentos chamam pela criatividade.
8 de Abril, às 11h, 0-6 anos (1 adulto por família)
A PAR — Aprender em Parceria, e inspirada nos livros Cantar Juntos (uma colaboração das edições Planeta Tangerina), organiza uma sessão com histórias, canções, danças, brincadeiras e jogos para desfrutar em família.
8 de Abril, às 16h: “Uma sessão de mergulho nos mil encantos do oceano!”
Acompanhados pela ilustradora Cynthia Alonso, vão escutar a melodiosa e colorida História-Concerto Aquário, encenada pela actriz Madalena Marques e o músico Artur Moura. De seguida, a autora faz uma visita guiada pela exposição das ilustrações deste livro. No final da tarde, lanche ao ar livre no terraço, enquanto Cynthia conversa com os leitores e desenha autógrafos ilustrados.
It’s a Book
Rua Forno do Tijolo n.º 30-A, Lisboa
Telf. 914587805
1 de Abril, às 15h30
Dräw Dräw será apresentado com a presença das autoras Rita Roque e Joana Machado. Dräw Dräw é um exercício que reflecte sobre a dimensão afectiva do traço, a partir de desenhos de crianças que foram realizados ao longo de múltiplas oficinas de ilustração e seminários que serve o prazer de colorir ou de completar.
8 de Abril, às 15h30, 8 euros/participante: Vem descobrir o que é uma fanzine!
Apenas com uma folha A4, construirás o teu próprio objecto, com oito páginas e um poster. E depois de dobragens, cortes, colagens, pinturas, desenhos e carimbos, levarás para casa a tua primeira fanzine! Oficina orientada pelo artistas plásticos Francisca Veiga e Téo Pitella.
Gatafunho
Largo 5 de Outubro, 9-10, Oeiras
Telf. 213520017
1 de Abril, às 21h30
Noite de contos com Zenaida Medina, da Associação Artística e Cultural “Mindelact”, organizadora do Festival Internacional de Teatro do Mindelo. De Cabo Verde até à Casa da Partilha, chegam histórias de bailes rabeca e homens com pés de cabra.
Salta-Folhinhas
Rua de António Patrício, 50, Porto
Telef. 226092214
1 de Abril, às 17h30, a partir dos 3 anos: Histórias sem Pés nem Cabeça por Clara Haddad
Como seria se as histórias dos príncipes, das princesas, dos reis e das rainhas, das bruxas más e dos dragões que soltam fogo pelo nariz, começassem pelo final, depois do “viveram felizes para sempre?" É exactamente o que acontece na primeira história desta apresentação dinamizada por Clara Haddad…E as outras histórias? Bem. Talvez nem tenham pés nem cabeça. Uma iniciativa conjunta com Pára — Espaço Literário e Cultural.
9 de Abril, às 9h: Entre Contos & Encantos — Turma quinzenal 2017
Existe uma maneira de falar que pode chegar ao coração? Como oferecer a sabedoria ancestral presente nos contos às pessoas? Existem maneiras de permitir, que as suas palavras, criem imagens que os seus ouvintes possam ver? Quem é o narrador de contos contemporâneo? O que conta? Como? Existem técnicas?
O participante será incentivado a despertar seu estilo próprio de contar em uma “atmosfera familiar”, com materiais de apoio e intercâmbio de ideias. Haverá oportunidade de realizar uma apresentação pública no final do curso.
Livraria Lello
Armazéns do Castelo, Rua da Carmelitas 166, Porto
Telf. 222003874
2 de Abril, às 10h30 e das 14h às 18h. Para várias idades. Evento gratuito, inscrição obrigatória por mensagem privada para o facebook da Livraria Lello
Recorrendo ao clássico Alice no País das Maravilhas, a actriz Sofia Lemos fará leituras, interpretações e jogos com crianças a partir dos 6 anos. À tarde, o atelier Alfaiate do Livro organiza workshops de costura e encadernação de livros e cadernos, para grupos de 12 crianças cada. Entre as 15h e as 16h, o Som do Algodão, colectivo de amigos que contam histórias e dedilham canções, interpreta Histórias à Volta da Candeia, uma viagem aos contos e às poesias que relatam a história da obra de Guerra Junqueiro. O Som do Algodão resgata os poemas que Guerra Junqueiro escreveu para as suas filhas, reunidos na obra Poesias Dispersas e envolve-os com uma selecção dos Contos para a infância recolhidos pelo autor, uma obra do Plano Nacional de Leitura. Entre as 17h e as 18h, a trupe Sons em Cena interpreta Música com bebés & papás. Os bebés e respectivos acompanhantes são expostos a um ambiente musical rico, de qualidade, variado em timbres e estilos musicais, com vista à aquisição de um vocabulário e repertório musical.
Livraria Doninha Ternurenta
Rua Aquilino Ribeiro, n- 83, loja 10, Ovar
Telf. 936179819
Dia 8 de Abril, horário ainda a definir: Livraria Doninha Ternurenta/GS, joalharia de autor
Workshop de marionetas de dedo, das personagens do livro O Doutor Grilo, de Carlos Nuno Granja.
Outras livrarias/lojas
Papa-Livros
Rua Miguel Bombarda, Porto
Telef. 220931549
Bruaá
Centro de Artes e Espectáculos, Rua Abade Pedro, Figueira da Foz