Denis-Sinyakov/Reuters

Loja

Arket é a nova marca da H&M

Multinacional sueca vai abrir loja online e física em Londres no próximo Outono. Uma cafetaria fará parte deste projecto.

A H&M vai lançar uma nova marca. Chama-se Arket e em sueco significa "folha de papel". Não é papelaria, nem livraria, mas vai vender peças de roupa essenciais – para mulher, homem e criança e também para a casa.

Tal como acontece com outras marcas da carteira da multinacional sueca, como a Cos, também a Arket praticará preços "ligeiramente superiores" à H&M. "A direcção e o foco é a qualidade em desenhos simples, intemporais e funcionais", justifica Karl-Johan Persson, CEO, no relatório financeiro da H&M, divulgado nesta quinta-feira, e citado pela Business of Fashion (BoF).

A marca será lançada online no Outono e como se chama "folha de papel", significa que é um recomeço para a H&M, interpreta a Vogue, até porque o lucro operacional caiu 3% para 330 milhões de euros, diz o Financial Times.

Além de colecções próprias, a Arket apresentará também uma selecção de marcas externas. "Começamos este projecto há cerca de dois anos, fizemos uma pesquisa profunda e o que vimos é que existe uma ampla base de clientes que estão à procura de produtos clássicos, de qualidade, num ambiente que deve ser simples e inspirador", explica Lars Axelsson, director administrativo da Arket, à BoF, acrescentando que os clientes procuram espaços onde possam desfrutar e, por isso, as lojas terão cafetarias focadas numa alimentação saudável.

Depois do online, as lojas físicas serão abertas primeiro em Londres; mais tarde em Bruxelas, Copenhaga e Munique, continua a Vogue. Além da nova Arket, a H&M detém ainda as marcas Cos, & Other Stories, Monki, Weekday e Cheap Monday.