• The Therapist
    The Therapist DR
  • The Therapist
    The Therapist DR
  • The Therapist
    The Therapist DR
  • Organii Concept Store
    Organii Concept Store DR
  • Organii Concept Store
    Organii Concept Store DR
  • Organii Concept Store
    Organii Concept Store DR
  • Organii Concept Store
    Organii Concept Store DR
  • Boa Safra
    Boa Safra DR
  • Boa Safra
    Boa Safra DR
  • Boa Safra
    Boa Safra DR
  • Boa Safra
    Boa Safra DR

Bem-estar

Três marcas amigas do ambiente juntaram-se e estão na Lx Factory

Alimentação, roupa, brinquedos, decoração, terapia e bem-estar reuniram-se num novo espaço em Lisboa.

Não basta usar sacos de pano no supermercado para ser amigo do ambiente, é preciso muito mais e na Lx Factory, em Lisboa, abriu um polo vocacionado para os que se preocupam com o seu corpo, a saúde e bem-estar, mas também com o planeta. São três marcas portuguesas que se regem pelos mesmos valores, mas com oferta de serviços diferentes.

Cada um dos espaços tem porta aberta para a rua, mas se entrarmos por uma delas podemos circular por todo o espaço quase sem nos apercebermos que vamos saltando de um para o outro.

Comecemos pelo The Therapist, uma clínica de terapêuticas não convencionais. Aqui, Joana Teixeira, responsável pelo conceito, junta as medicinas orientais – chinesa e ayurvédica – com a naturopatia, a terapia quântica e a biblioterapia, ou seja, a cura através dos livros.

Aliás "cura" é a palavra comum às quatro salas que existem neste espaço. "A natureza cura", diz na sala com duas mesas de tratamento e que será mais dedicada à naturopatia. "O equilíbrio cura" e a "A harmonia cura", está escrito a letras amarelas na parede branca da sala onde os terapeutas de medicinas orientais vão receber os seus doentes. "Ler devagar cura", diz na sala do biblioterapeuta, fazendo também uma referência à livraria Ler Devagar, que está na Lx Factory e é uma parceira deste projecto. A livraria é a farmácia do biblioterapeuta, onde os seus clientes podem comprar os livros que recomenda para os seus tratamentos.

Na sala de ambulatório, é assim que Joana Teixeira chama ao espaço onde é possível almoçar e lanchar – "A alimentação cura", apontam as letras amarelas – a oferta é de alimentos biológicos cozinhados sem lacticínios nem açúcares refinados. Por exemplo, há arroz doce de coco, bolo de chocolate ou gelatina sem recorrer a esses ingredientes. Mas não há radicalismos, ressalva a responsável, por isso, há sempre um prato com proteína animal. "Queremos ser um espaço para a família, onde todos possam ter uma opção", justifica a responsável pelo espaço.

Mas o projecto com que Joana Teixeira está entusiasmada é com "a escola da vida" – "O saber cura" –. Neste espaço vão ser feitos workshops muito variados, mas todos com uma vertente útil. Desde o como preencher os formulários do IRS ao como tirar nódoas da roupa, passando pela alimentação saudável e a gestão do tempo. 

Roupa, brinquedos e spa

Na outra ponta do polo está a Organii Concept Store e o Organii Bio Day Spa. O conceito não é novo e já existia no Príncipe Real, em Lisboa. Depois de muita procura por um espaço noutro sítio da cidade, surgiu a oportunidade de estar na Lx Factory, conta Cátia Curica, uma das fundadoras desta loja. "Queríamos uma boa localização onde pudessemos juntar tudo."

E o que é tudo? A Organii começou por ser uma loja de roupa ecológica. Cátia Curica recorda-se da primeira vez que esteve grávida e que essa oferta não existia em Portugal, ou seja, só conseguia ter essa oferta em sites estrangeiros. Foi assim que surgiu a loja a que, mais tarde associaram o spa e marcas de beleza também com preocupações sustentáveis. 

O espaço do Príncipe Real continua disponível e a esse acrescenta-se agora o novo na Lx Factory, com 200 metros quadrados de roupa, produtos de puericultura, brinquedos e decoração da casa. Todos os produtos pertencem a marcas, na sua maioria portuguesas, e que se regem por princípios ecológicos. 

Quanto ao Organii Bio Day SPA, uma sala luxuosa escondida por detrás de uma parede de madeira, numa "zona mais recatada", conforme define Cátia Curica, vai disponibilizar tratamentos de rosto e de corpo, depilação, manicure e pedicure feitos com marcas de referência e 100% biológicas, acrescenta.

Decorar e arrumar a sua casa

Entre o The Therapist e a Organii fica a Boa Safra, uma editora de eco home design nacional e sustentável. A preocupação é trabalhar com designers e indústrias nacionais, assim como com artesãos, explica Magda Alves Pereira, directora criativa. "A marca nasceu com um forte foco em produzir sustentável, respeitando a natureza", declara.

Nascida em 2009, só em 2011 abriu a primeira loja. A Boa Safra edita peças de base para a casa e quer desenvolver novas peças pensando nos novos modos de vida. Nos projectos de interiores, a marca integra funcionalidade, estética, psicologia, iluminação, forma e ergonomia. 

No espaço da Lx Factory, a marca vai propor três serviços aos clientes. A decoração de interiores e a criação de mobiliário por medida e a organização e arrumação da casa. Este último inspira-se no conceito desenvolvido por Marie Kondo – olhar para a nossa casa e perceber que objectos nos fazem realmente falat no dia-a-dia e aqueles que nos fazem felizes – e, também no livro Arquitectura da Felicidade de Alain de Botton para ajudar os clientes a livrarem-se do que não precisam e a manter as suas casas arrumadas.

O polo de Eco Lifestyle funcionará todos os dias da semana, entre as 11h e as 20h, à excepção da Boa Safra que fecha pelas 19h. A Organii Concept Store & Organii Bio Day SPA e a Boa Safra fecham à hora do almoço, entre as 13h e as 14h, e o Organii Bio Day SPA encerra ao público domingo e segunda-feira.