• A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas
    A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas Instagram, @blaireadiebee
  • A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas
    A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas Instagram, @pandorasykes
  • A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas
    A coleccionadora prefere os tecidos e os cortes às tendências – desde a cintura subida às pregas Instagram, @xeniaoverdose
  • Calças Zara (29,95 euros)
    Calças Zara (29,95 euros)
  • Saia H&M (49,99 euros)
    Saia H&M (49,99 euros)
  • Camisa J. W. Anderson (505 euros)
    Camisa J. W. Anderson (505 euros)
  • Com linhas rectas e uma palete minimalista, a purista faz um balanço entre o masculino e feminino
    Com linhas rectas e uma palete minimalista, a purista faz um balanço entre o masculino e feminino Instagram, @figtny
  • Com linhas rectas e uma palete minimalista, a purista faz um balanço entre o masculino e feminino
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  • Com linhas rectas e uma palete minimalista, a purista faz um balanço entre o masculino e feminino
    Com linhas rectas e uma palete minimalista, a purista faz um balanço entre o masculino e feminino Instagram, @yoyokulala
  • Vestido Mango (29,99 euros)
    Vestido Mango (29,99 euros)
  • Calças Isabel Marant (360 euros)
    Calças Isabel Marant (360 euros)
  • Macacão COS (135 euros)
    Macacão COS (135 euros)
  • A romântica procura peças como os vestidos etéreos
    A romântica procura peças como os vestidos etéreos Instagram, @blaireadiebee
  • A romântica procura peças como os vestidos etéreos
    A romântica procura peças como os vestidos etéreos Instagram, @lateafternoon
  • A romântica procura peças como os vestidos etéreos
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  • Vestido Oysho (35,99 euros)
    Vestido Oysho (35,99 euros)
  • Top Zimmermann (453 euros)
    Top Zimmermann (453 euros)
  • Vestido Zara (49,95 euros)
    Vestido Zara (49,95 euros)
  • A pioneira da moda não tem medo de padrões que chocam e proporções inesperadas
    A pioneira da moda não tem medo de padrões que chocam e proporções inesperadas Instagram, @lefrenchystyle
  • A pioneira da moda não tem medo de padrões que chocam e proporções inesperadas
    A pioneira da moda não tem medo de padrões que chocam e proporções inesperadas Instagram, @manrepeller
  • A pioneira da moda não tem medo de padrões que chocam e proporções inesperadas
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  • Camisola Gucci (890 euros)
    Camisola Gucci (890 euros)
  • Calças Zara (29,95 euros)
    Calças Zara (29,95 euros)
  • Sapatos Uterqüe (89 euros)
    Sapatos Uterqüe (89 euros)
  • O estilo boémio da viajante inclui vestidos de seda com padrões étnicos e apontamentos divertidos
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  • O estilo boémio da viajante inclui vestidos de seda com padrões étnicos e apontamentos divertidos
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  • O estilo boémio da viajante inclui vestidos de seda com padrões étnicos e apontamentos divertidos
    O estilo boémio da viajante inclui vestidos de seda com padrões étnicos e apontamentos divertidos Instagram, @helenabordon
  • Sapatos Bershka (35,99 euros)
    Sapatos Bershka (35,99 euros)
  • Macacão Stradivarius (25,95 euros)
    Macacão Stradivarius (25,95 euros)
  • Saia Preen Line (277 euros)
    Saia Preen Line (277 euros)
  • É o arquétipo da mulher glamorosa, que veste peças com silhuetas justas
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  • É o arquétipo da mulher glamorosa, que veste peças com silhuetas justas
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  • Top Fendi (900 euros)
    Top Fendi (900 euros)
  • Sapatos Uterqüe (89 euros)
    Sapatos Uterqüe (89 euros)
  • Vestido Mango (39,99 euros)
    Vestido Mango (39,99 euros)

Moda

Purista, romântica, viajante – qual é a sua tribo da moda?

Se está farta de seguir tendências, está com sorte. A nova forma de fazer compras é de acordo com tribos. Basta escolher a sua.

Quais são as tendências? Quais é que devia usar? Quais é que posso ignorar? Estas são algumas das perguntas que fazemos quando vamos às compras.

Parece que as tendências morreram e que o que está a dar é misturá-las – mismatched

Por isso, foi muito astuto da parte da retalhista de luxo matchesfashion.com apresentar as suas recentes ofertas para a nova estação não por tendências, mas por “mulher”. Mais concretamente, seis “mulheres”: a romântica, a purista, a guerreira, a coleccionadora, a pioneira da moda e a viajante.

“As mulheres já não se vestem de acordo com tendências,” diz Ruth Chapman, co-presidente executiva (juntamente com o marido, Tom) da matchesfashion.com. “É mais importante o estilo pessoal e a identidade”, acrescenta citada pelo The Times.

A partir desta ideia, fazem as compras. Chapman e a sua equipa são como investigadores sociais a fazer trabalho de campo. Por exemplo, quando pensam numa mala, o raciocínio pode ser: “É uma mala de tiracolo ou uma mala de traçar? Como é que a mulher usa essa mala de traçar? Está pendurada ao longo corpo ou usa-a como uma jóia? Quanta tecnologia é que anda a usar? Uma mala onde cabe um iPad Mini vai vender muito bem.”

Estas novas tribos não se excluem mutuamente. Uma mulher pode pertencer a duas, ou mesmo às seis. “Pode haver um dia em que uma mulher se quer sentir uma guerreira”, diz Natalie Kingham, directora de compras da Matches. “Noutro dia, pode querer ser uma purista ou uma pioneira da moda. Eu sei que me sinto assim e sei que muitas mulheres também.”

Chapman acredita que vamos continuar a assistir ao que ela chama de “microtendências”, como as mangas statement e o sapato de veludo. “As mulheres querem novidades no armário. Não fazem compras como os homens. Querem sentir-se renovadas. Mas isto pode ser uma coisa pequena, um bocadinho de veludo, um bocadinho de cor-de-rosa.” Por outras palavras, um ajuste em vez de uma reviravolta. “Tem mais a ver com um estilo pessoal consistente. Brincamos com o nosso estilo; não temos de ser uma só mulher, mas temos confiança naquilo que somos.”

Tendência mismatched: brincos diferentes, peças híbridas e fora de estação

De onde vem esta confiança? Em parte, deve-se ao desenvolvimento das redes sociais; simplesmente, vemos e sabemos mais. Seguir o Instagram de uma mulher cujo estilo pessoal se parece com seu, mas que tem uma capacidades de moda superiores, pode ser uma maneira excelente de adquirir ideias e confiança. 

“Se observarmos marcas como a Gucci ou a Balenciaga,” diz Kingham, “elas têm um ADN muito forte que não varia muito de estação para estação. Gosta de cores e de folhos? A Gucci é para si. Gosta de proporções inesperadas? É a Balenciaga.”

Por isso, descubra aquilo de que gosta, aquilo que lhe fica melhor e em que se sente melhor. Compre-o, vista-o. E repita: "É o meu estilo de tendência".