Activewear
Fazer exercício com as ruas de Lisboa no corpo
Laurie Nouchka inspirou-se na capital para fazer a sua sétima colecção dedicada a grandes cidades do mundo.
Tudo começou na Casa Amora, uma guesthouse numa rua sossegada perto do Jardim das Amoreiras em Lisboa. Esta foi escolhida pelo Guardian, em 2015, como uma das dez melhores na Europa e, rapidamente, Luís Kapinha começou a receber propostas de bloggers estrangeiras para virem passar uns dias a Lisboa.
Laurie Nouchka apareceu assim, numa troca de emails, e à partida não pareceu interessante, reconhece Kapinha ao Life&Style, mas perante a insistência da designer de moda britânica em querer fazer uma residência artística, e sendo a área do proprietário do alojamento local o design de comunicação, acabou por anuir.
A criadora esteve em Lisboa em 2016 e gostou de tal maneira da cidade que, regressada para o lançamento da sua linha, confessa que consegue imaginar-se a viver seis meses em Portugal e o restante tempo em Londres, de onde é natural. O seu trabalho permite-o, explica ao Life&Style.
Vir para Lisboa e para a Casa Amora inspirou-a a desenhar três temas para uma colecção limitada de activewear, cada peça tem uma produção de cem exemplares e é vendida no site da autora.
As leggings (115 euros) e os tops (75 euros), feitos num material à prova de água, têm estampados os azulejos da fachada da Casa Amora, a calçada portuguesa do jardim exterior da guesthouse, as telhas e os vasos de barro e até mesmo peças icónicas de Bordalo Pinheiro — Luís Kapinha é das Caldas da Rainha e as peças daquela região marcam presença na sua casa.
Não é a primeira vez que Laurie Nouchka se dedica a uma cidade, esta é a sua sétima colecção. Antes disso começou em Londres e passou por Los Angeles, Sydney, Barcelona, Dubai, Rio de Janeiro e agora Lisboa.
A cidade é "muito bonita, muito focada na arte, muito acolhedora", define a designer. "Fiz muitos amigos", conclui.