Luxo
Amorim Luxury junta a gastronomia à moda
A loja Fashion Clinic vai mudar de número na Avenida da Liberdade e abrir no edifício do Tivoli, a que se juntam dois espaços de restauração.
A promessa é criar "experiências únicas de hedonismo social que estimulem a exploração do estilo e da gastronomia", diz o comunicado enviado à imprensa. Trocado por miúdos, o Grupo Amorim Luxury prepara-se para abrir já em Abril um novo espaço na Avenida da Liberdade onde junta a loja Fashion Clinic Men (que vai mudar de instalações pois estava no número 192 da mesma avenida) e o restaurante e delibar Jncquoi, apelidado como o "enfant terrible das lifestyle brands".
No edifício do Tivoli, nos números 182 a 188, o espaço desenhado pelo arquitecto catalão Lázaro Rosa-Violán tem três pisos, num total de 950 metros quadrados: no primeiro fica o Jncquoi Restaurant; no zero o Delibar com o mesmo nome e no -1 a Fashion Clinic para homem.
Comecemos pela Fashion Clinic – a de mulher tem abertura prevista para Maio, no Tivoli Forum – que oferece várias marcas de luxo em moda, acessórios e perfumaria como a Balenciaga, Balmain, Christian Louboutin, Dior, Dolce & Gabbana, Givenchy, Gucci, Saint Laurent, Tom Ford e Valentino. Além disso, "para complementar esta oferta internacional, a private label da Fashion Clinic, Timeless, apresenta uma colecção de clássicos intemporais, casuais e formais, bem como um serviço de tailoring para os homens mais exigentes", ou seja, os clientes podem mandar fazer um blazer, calças ou fato completo, por medida, e de acordo com o seu gosto.
O arquitecto catalão inspirou-se no próprio espaço do edifício, aproveitando os frescos da sala de jantar e criou "ambientes dramáticos e deslumbrantes", dando-lhe uma "funcionalidade informal".
O restaurante – aberto do pequeno-almoço ao jantar, passando pelo chá das cinco – tem capacidade para 90 lugares sentados com vista para a avenida e também para a cozinha, onde os clientes poderão assistir à finalização dos pratos (o preço médio é de 50 euros por pessoa) que têm a assinatura do chef António Bóia.
O cozinheiro – que já passou pelo Alcântara Café e pelos hotéis Lapa Palace, Meridien e Ritz – inspirou-se nos pratos portugueses, mas também nos internacionais para construir a carta, além de ter uma preocupação com os produtos que usa, de preferência da época e biológicos. Quanto à carta dos vinhos, esta tem mais de 500 referências, o que "promete oferecer a melhor experiência de vinho do país", garante o comunicado.
Os clientes podem optar por espreitar a garrafeira (com rare wines numa sala climatizada e com mesa de prova) e a mercearia gourmet que fica no piso intermédio, no Jncquoi Delibar, onde existem queijos, charcutaria e delicatessen portugueses e estrangeiros. O delibar tem um balcão com 42 lugares para refeições mais ligeiras (20 euros ao almoço e 25/30 ao jantar), assim como para tomar uma bebida ou um cocktail.
O objectivo é que quer o restaurante como o delibar sejam espaços "com uma variedade de experiências únicas, com uma abordagem sempre diferente, em que tudo, desde os produtos à carta são clássicos e ao mesmo tempo actuais", explica Maria Pimentel, responsável pela comunicação e marketing ao Life&Style.
Neste piso intermédio existem ainda dois corners de marcas internacionais: da editora Assouline, especialista em livros de arte, arquitectura, design, fotografia, moda e viagens; e da pastelaria parisiense Ladurée, conhecida pelos seus macarrons, antecipando assim a abertura do primeiro espaço em Portugal, que será adjacente à loja, um salão de chá também explorado pelo Grupo Amorim Luxury e que ficará incorporado na Fashion Clinic direccionada para as mulheres.
Este grupo surgiu pela mão de Paula Amorim, filha do homem mais rico de Portugal, segundo a revista Forbes, quando em 2005 a gestora adquiriu a marca Fashion Clinic que abriu quatro lojas multimarcas de luxo em Lisboa e no Porto. Em 2012, inaugurou a única loja Gucci no país. Ao todo, neste novo projecto na Avenida da Liberdade foram investidos quatro milhões de euros.
Agora, o grupo apresenta a marca Jncquoi, estendo assim o seu negócio às áreas de restauração e hotelaria. Para esta última estão prometidas novidades "para breve", quanto à restauração, o nome Jncquoi – que remete para a expressão francesa "je ne c'est quoi" – é "algo que não conseguimos descrever [tal como indica a expressão] mas que aporta valor", define Maria Pimentel ao Life&Style.
Paula Amorim, a herdeira que fez o seu próprio caminho
Notícia actualizada a 22/03/2017, às10h45