DR

Televisão

Julia está na Rua Sésamo e é autista

Programa pedagógico tem uma nova personagem para juntar ao Poupas e ao Monstro das Bolachas.

Há quase meio século que o programa Rua Sésamo ajuda os pais a educar os seus filhos para a diversidade e tolerância. O Poupas, o Monstro das Bolachas, os amigos Egas e Becas e agora Julia, uma menina com autismo, contribuem para que os mais novos aprendam valores como a amizade, mas também a compreensão.

A nova personagem é uma menina de cabelo cor-de-laranja cujo brinquedo preferido é um coelho castanho. Ela tem autismo, uma doença que nos EUA atinge uma em cada 68 crianças e que por cá poderá atingir 65 mil pessoas (com autismo e outras variantes do espectro).

E como é que se introduz uma doença como o autismo num programa de televisão? Para os guionistas de Rua Sésamo não foi fácil, reconhece Christine Ferraro ao programa 60 Minutos, da CBS. "É complicado porque o autismo não é igual e varia de pessoa para pessoa", acrescenta. 

No primeiro episódio, a menina é apresentada ao Poupas que a cumprimenta, mas Julia ignora-o. O grande pássaro amarelo fica cheio de dúvidas: "Talvez ela não goste de mim..." Contudo, os outros amigos explicam-lhe que Julia faz as coisas de maneira diferente. E assim, todos – pais e filhos – poderão aprender um pouco mais sobre este distúrbio que se caracteriza pela dificuldade na comunicação e comportamentos repetitivos.