• DR
  • Os brincos que Marilyn Monrow usou em
    Os brincos que Marilyn Monrow usou em "Os homens preferem as louras" DR
  • Coroa usada por Shirley Temple
    Coroa usada por Shirley Temple DR
  • A cigarreira de Clark Gable em
    A cigarreira de Clark Gable em "E tudo o vento levou" DR
  • Um colar usado por Rita Hayworth
    Um colar usado por Rita Hayworth DR
  • Os brincos de
    Os brincos de "E tudo o vento levou" DR
  • Um colar de Greta Garbo em
    Um colar de Greta Garbo em "A Dama das Camélias" DR
  • Um colar usado por Bette Davis
    Um colar usado por Bette Davis DR

Leilão

As jóias de Joseff saem do cofre de Hollywood e podem chegar às suas mãos

Peças usadas por actrizes como Marlene Dietrich, Greta Garbo ou Marilyn Monroe vão ser leiloadas em Novembro.

Peças usadas por actrizes como Marlene Dietrich, Greta Garbo ou Marilyn Monroe vão ser leiloadas em Novembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Julien's Auctions, a casa de leilões norte-americana, especializada em artigos das estrelas de Hollywood.

Jóias criadas por Eugene Joseff, a maioria usadas em filmes durante a época de ouro de Hollywood, vão ser leiloadas em Novembro. As peças de Joseff deslumbraram também a passadeira vermelha, além de terem iluminado a tela e tornaram-se peças de assinatura usadas por actores icónicos. 

Estrelas como Elizabeth Taylor, Marilyn Monroe, Marlene Dietrich, Rita Hayworth, Vivien Leigh, Judy Garland, Olivia de Havilland e Greta Garbo estão entre a lista das maiores actrizes de Hollywood que usaram peças de Joseff.

Algumas das peças que irão a leilão são, por exemplo, um cinto usado por Taylor em Cleopatra (1963) ou uma pregadeira usada por Marlene Dietrich em Shanghai Express (1941). Mas há peças mais antigas como um par de brincos que Greta Garbo usou em A Dama das Camélias (1936) ou a caixa de tabaco que Clark Gable de E Tudo o Vento Levou (1939). E há outras mais recentes como os brincos de Marilyn Monroe em Os homens preferem as louras (1953).

Durante a época de ouro de Hollywood foi Joseff quem forneceu perto de 90% de todas as jóias e adereços para a indústria cinematográfica. Por isso, o leilão também incluirá peças icónicas como o colar usado por Vivien Leigh e o charuto de Clark Gable em E Tudo o Vento Levou.

Eugene Joseff, que morreu em 1948, foi um homem de negócios que se instalou em Hollywood, lembra a leiloeira em comunicado. O criador fazia pesquisas históricas para criar as peças de joalharia. Mais tarde, durante a Segunda Guerra fabricou peças para aviões.

Tanto Eugene como a mulher J. C. foram mestres na concepção de jóias, bem como na arte de socializar em Hollywood, conseguindo assim assegurar o seu lugar na indústria durante muitos e largos anos.

A colecção que vai agora a leilão e que pode ser vista a partir do próximo dia 20 de Março em exposição – esta será itinerante e chegará à Irlanda – pertence à família que fazia as peças e emprestava-as aos actores para, por exemplo, usarem em galas como os Óscares. Os cerca de 700 artigos serão leiloados em Novembro, num leilão ao vivo e online, nos dias 16 e 17.