Alexandre Arnaul é o filho mais velho do segundo casamento de Bernard Arnault.
Alexandre Arnaul é o filho mais velho do segundo casamento de Bernard Arnault. DR

Luxo

Grupo LVMH: Há um novo Arnault aos comandos

Alexandre Arnault, o filho de 24 anos do presidente da LVMH, é co-CEO da recentemente adquirida marca de malas de viagem Rimowa.

"Já não posso sentir-me culpado por usar malas da Rimowa", escreveu Alexandre Arnault no seu primeiro tweet de sempre – apesar de ter uma conta activa desde 2009. O filho de 24 anos de Bernard Arnault – presidente e CEO do poderoso grupo LVMH – assumiu o cargo de co-CEO da marca de malas de luxo alemã, em conjunto com o neto do fundador, Dieter Morszeck.

Alexandre Arnault ocupa assim o primeiro cargo de maior importância dentro do universo LVMH – que inclui marcas como Louis Vuitton, Moët & Chandon, Hennessy, Dior, Marc Jacobs e Bulgari, entre muitas outras –, onde trabalha há cerca de três anos.

A LVMH comprou 80% das acções da marca alemã em Outubro de 2016, por 640 milhões de euros, segundo a Bloomberg. É a maior aquisição do grupo desde 2013, quando adquiriu a marca de tecidos italiana Loro Piana.

Apesar da tenra idade, há quem não duvide da capacidade do jovem empresário. O jornalista Derek Blasberg disse ao New York Times: "Desde a primeira vez que o conheci, era evidente que Alex é observador, extremamente inteligente e ambicioso, por isso a sugestão que ele poderia ser o líder da empresa agora na madura idade de (...) 24 não foi chocante de todo para mim".

Alexandre Arnault assumiu funções oficialmente a 23 de Janeiro, de acordo com o New York Times, mas teve a seu primeiro grande momento público na semana passada, durante a abertura de uma nova loja flagship da Rimowa em Paris. Presentes estiveram Bernard Arnault, Karl Lagerfeld, Bella Hadid e Sidney Toledano.

Dos cinco filhos de Bernard Arnault – cuja fortuna é avaliada em 43,3 mil milhões de dólares (40,8 mil milhões de euros), de acordo com a Forbes –, resultantes de dois casamentos, três trabalham actualmente na empresa de família: Delphine Arnault, de 41 anos, é vice-presidente executiva da Louis Vuitton e Antoine Arnault, de 39, é CEO da Berluti e presidente da Loro Piana. Como nota o New York Times, ambos tiveram de trabalhar durante um período de tempo maior do que Alexandre até atingir posições de chefia – Delphine, por exemplo, esteve 12 anos na Dior até chegar a directora-geral da marca.

Os dois Arnaults mais novos – Frédéric, de 22, e Jean, de 18 – estão ainda a estudar.