Mobiliário

Esqueça o minimalismo, diga “olá” aos móveis com padrões e coloridos

Sete anos depois, Kare abre a segunda loja em Lisboa com mobiliário, iluminação e acessórios irreverentes e divertidos.

Um aparador com portas em espelho, um sofá cor-de-laranja ou verde-alface, um candeeiro com abajures de materiais diferentes, uma tampo de mesa de café que tem por base um tigre ou um cão… Ao entrar na Kare, o cliente esquece rapidamente o design nórdico e minimalista para embarcar numa viagem de cores, formas bojudas e de grande dimensão.

A primeira loja nasceu em 2010 na LX Factory e a segunda abriu portas sete anos depois, também em Lisboa, mas no bairro de Campo de Ourique. A festa de inauguração acontece nesta quinta-feira ao final da tarde.

São 850 metros quadrados de exposição de mobiliário, iluminação e acessórios (de quadros a bibelots, passando pelos espelhos). “Sentimos necessidade de ter mais espaço porque o catálogo é muito grande e queríamos criar cenários”, explica Wanda Delza, CEO da Kare Lisboa, ao Life&Style. 

A marca nasceu na Alemanha há 30 anos e já chegou a 45 países, contando com mais de uma centena de lojas – em Portugal existem apenas duas em Lisboa, mas Wanda Delza não põe de lado a expansão, por exemplo para o Porto. No entanto, a responsável considera a localização da nova loja como “central” para quem vem do Algarve ou do Norte do país.

O facto de ser uma marca internacional – “com lojas em Moçambique, na Rússia ou na Colômbia”, enumera Valerie Baumgartner, representante de vendas para a Península Ibérica e para a América Latina –, obriga a que os mais de seis mil produtos existentes – anualmente são lançados cerca de um milhar, continua Baumgartner – se adeqúem aos países onde são vendidos.

E a responsável de vendas dá dois exemplos: na Rússia os clientes optam pelo mobiliário branco e brilhante; ao passo que em Portugal, as peças com um ar vintage têm mais sucesso. “Focamo-nos de maneira diferente em cada país”, explica.

Por cá, os clientes gostam de materiais mais naturais, como as madeiras e as peles. “Não vendemos muita cor. Os portugueses gostam de peças mais sóbrias mas, ao mesmo tempo, irreverentes que trazem uma energia bem-disposta e positiva à casa, que nos fazem ter orgulho de receber os amigos”, define com entusiasmo Wanda Delza.

Os clientes da Kare são maioritariamente mulheres entre os 25 e os 45 anos, mas também os homens entram na loja e regressam com as mulheres. Algo que não farão noutras lojas de mobiliário, acredita a responsável portuguesa. São pessoas que acabaram de comprar casa, como aquelas que querem fazer um refresh no apartamento, informa Wanda Delza. “Temos peças novas, muito trendy para pessoas que gostam de life&style, gostam de tendências e, por isso, queremos ser diferentes”, resume Valerie Baumgarten.

Quanto aos preços, Wanda Delza refere que existem dois níveis, consoante o que se escolhe, dando como exemplo o sofá Oxford, um dos bestsellers da marca. Se for comprado em tecido, o sofá fica em “mil e poucos euros”, se for em pele pode ser o dobro desse preço.

Mas estes dois níveis de preços permitem também ao cliente personalizar as suas peças porque “com elementos diferentes, consegue ter uma peça em casa que é diferente” das outras. “Há preços para todos os bolsos, toda a gente entra e consegue levar qualquer coisa”, avalia Wanda Delza, que admite que quando as pessoas vão à loja ficam com a percepção, ao olhar para as peças, que “são mais caras do que realmente são”.

E se o cliente tiver dúvidas sobre o tamanho do sofá ou da mesa de jantar existe uma aplicação online que permite ver como ficam as peças lá em casa, assim como a empresa pode dar uma ajuda através de projectos de decoração – na loja de Campo de Ourique existe um espaço só dedicado aos projectos de decoração onde se podem escolher tecidos, papéis de parede ou revestimentos. A Kare vende para o todo o país, fazendo entregas e montagens de Norte a Sul. Os projectos também chegam a cafés, restaurantes, hotéis, cabeleireiros e outras lojas, e este segmento de negócio já representa 20% em Portugal.