Via Instagram, @herschelsupply

Mochilas

Sabe para que serve o "nariz de porco" das mochilas?

Existem pormenores que tiveram (ou têm) funções úteis, como a peça nas mochilas ou o pequeno bolso das calças.

Além do ponto em comum óbvio – fabricarem mochilas – a Herschel Supply Co., JanSport e a Eastpack têm outra semelhança à vista. São apenas três das marcas que adoptaram um símbolo em forma de diamante em diferentes modelos. Numa edição recente, a revista Marie Claire veio desmistificar a função deste recorte.

Segundo a publicação norte-americana, a peça de pele – chamada lash tab ou pig snout (nariz de porco, em português) – servia originalmente para os adeptos da natureza amarrarem nas duas aberturas equipamento extra, como, por exemplo, cantis, lanternas e picaretas, com cordas. Hoje são “um piscar de olhos ao passado, para prestar homenagem aos velhos sacos de alpinistas”, explica Jamie Cormack, co-fundador da Herschel, ao programa de televisão Today.

Se a sua mochila preferida não vem com um nariz de porco, não se preocupe, pois estes podem mesmo ser comprados em separado e depois cosidos.

Por falar no assunto, ficam aqui outras explicações curiosas sobre objectos do dia-a-dia:

O bolso mais pequeno das calças de ganga foi desenhado para as pessoas poderem guardar os relógios de bolso de forma segura, segundo um post no site da Levi Strauss & Co.

O buraco nas tampas das canetas Bic é uma forma de reduzir o risco de asfixiação. Em caso de acidente – se uma criança engolir a tampa, por  exemplo – o buraco permite a passagem de ar.

Os dois buracos na parte lateral dos ténis Converse servem como forma de ventilação, mas permitem também que as pessoas apertem os sapatos de forma diferente – mais ajustada ao pé. Veja como no vídeo acima.