Casa Branca
Não um, mas dois livros vão escrever os Obama sobre as suas memórias
Contrato com a editora Penguin Random House ascende aos 60 milhões de dólares. O maior contrato de sempre para memórias presidenciais.
Barack e Michelle Obama não vão escrever um, mas dois livros sobre as suas memórias dos anos da Presidência norte-americana. O ex-presidente e a mulher assinaram um contrato com a editora Penguin Random House. Apesar de não se saber ainda ao certo o valor do acordo, este andará entre os 60 e os 65 milhões de dólares, o maior contrato de sempre para memórias presidenciais.
"A empresa adquiriu direitos de publicação mundial de dois livros, a serem escritos pelo Presidente e pela Sra. Obama, respectivamente", disse o editor, citado pela BBC.
Para já, não foram divulgados os títulos dos livros nem outros detalhes sobre os mesmos, o que se sabe é que Obama escreverá sobre os anos na Casa Branca, enquanto Michelle dedicará as suas palavras aos jovens, que espera inspirar com este livro que, à partida, se baseará na sua história de vida, diz a The Bookseller.
Ainda não são conhecidos mais pormenores deste negócio, mas a Publisher Weekly avança que a data de lançamento dos livros será para o Outono de 2018. A BBC refere que o contrato ascende aos 60 milhões de dólares (57 milhões de euros), enquanto o Financial Times fala em 65 milhões (61 milhões de euros). Um valor nunca antes dado às memórias presidenciais. Por exemplo, as de Bill Clinton custaram 15 milhões (14 milhões de euros) e as de George W. Bush ficaram-se pelos dez milhões de dólares (nove milhões de euros). No entanto, refere o Financial Times, citando o comunicado da editora, os Obama darão uma "parte significativa" dos seus direitos de autor a obras de caridade, incluindo a fundação com o seu nome.
Recorde-se que Obama é autor de dois best-sellers, A minha herança e A audácia da esperança. Também Michelle Obama já se dedicou à escrita com um livro sobre comida e jardinagem, chamado American Grown.
"Com as suas palavras e a sua liderança, eles mudaram o mundo, e todos os dias, com os livros que publicamos na Penguin Random House, nós esforçamo-nos para fazer o mesmo", declarou Markus Dohle, CEO da Penguin Random House. "Agora, estamos muito ansiosos para trabalhar em conjunto com o Presidente e a Sra. Obama para fazer de cada um de seus livros eventos globais de publicação de alcance e significado sem precedentes".