fernando veludo/nfactos

Felicidade

Guia para quem quer comprar a felicidade

Do novo batom Oh Yeahh!, que estimula a produção de serotonina, aos fitness trackers, há produtos à venda que o vão tornar mais feliz.

Quem disse que o dinheiro não pode comprar a felicidade esqueceu-se do asterisco no final da página. Certo é que o sentimento não está disponível mediante a transacção de qualquer quantia possível, mas há objectos que vão ajudar a que se sinta mais feliz – desde batons com ingredientes que prometem aumentar os níveis de serotonina a fitness trackers para controlar e melhorar o sono.

Seguindo os estudos que ligam determinados hábitos a um maior nível de felicidade, mostramos-lhe pequenos investimentos que pode fazer para se sentir melhor no dia-a-dia. Um estudo da Universidade de Missouri, por exemplo, observou que os participantes que ouviam conscientemente música divertida ficavam com melhor humor – subscrever um serviço de streaming é meio caminho andado para se habituar a uma dose diária de música animada.

Antes de se aventurar por este guia de compras de felicidade, deixamos o nosso próprio asterisco: a maior parte dos objectos nesta lista requer alguma dedicação da parte do utilizador para causar os efeitos desejados.

Uma história aspiracional
Descobrir histórias inspiradoras de outras pessoas é uma das ferramentas mais estimulantes à nossa disposição. Um estudo publicado em 2012 na Psychological Science demonstrou, através de uma série de testes, como os participantes a quem mostravam experiências inspiradoras de outras pessoas ficavam mais satisfeitos, com menos stress e até com mais vontade de dedicar o seu tempo ao voluntariado, do que aqueles a quem apenas mostravam algo para os fazer intencionalmente sentir felizes.

Comprar: Steve Jobs, Walter Isaacson (29,99 euros)

Um fitness tracker para controlar o sono
Não há falta de estudos que provem os efeitos que a falta de sono tem na saúde mental e física. Além de estar associada a problemas graves como risco aumentado de doenças cardiovasculares, afecta directamente o humor e os níveis de stress. Entre as soluções disponíveis para o motivar a melhorar os hábitos de sono – como a aplicação doa uma quantia do seu dinheiro cada vez que carrega no botão snooze – os fitness trackers são um dos mais eficazes.

Comprar: Fitbit Flex 2 (90,89 euros)

Batom Oh Yeahh!
Os seus olhos não o enganam, inventaram mesmo um batom da felicidade. Desenvolvido pelo The Happiness Institute, o Oh Yeahh! tem na sua composição uma mistura de três ingredientes (extracto de kiwi, cacau e griffonia simplicifolia) que estimulam a produção de serotonina. Se nunca ouviu falar desta substância, saiba que é responsável por regular entre outros aspectos, o nosso humor. Elevados níveis de serotonina significam melhor humor.

Comprar: Batom Oh Yeahh! (12,95 euros)

Um caderno para agradecer
É simples, mas resulta: se quer sentir-se feliz pense no lado positivo da vida. Num estudo publicado no ensaio Spirituality in Clinical Practice, um grupo de cientistas provou que o maior nível de gratidão nos doentes estava associado com melhor humor, melhor sono e menos fadiga. Um exercício simples que pode fazer é escrever todos os dias num caderno aquilo que o faz sentir grato.

Comprar: Caderno Mr. Wonderful (12 euros)

Uma dose de música animada
Um estudo conduzido na Universidade de Missouri em 2013 mostra como a música animada é uma ferramenta prática para melhorar o nosso humor. A técnica funciona apenas quando as pessoas ouvem a música de forma consciente e não como fundo. Uma pesquisa rápida no Spotify e vai encontrar dezenas de playlists com horas de músicas divertidas.

Subscrição Spotify (6,99 euros por mês)

Uma coluna para levar para a casa de banho
Arranjar tempo durante o dia para fazer o exercício acima descrito pode não ser assim tão fácil. Porque não aproveitar os minutos que passa todos os dias no banho e levar uma coluna à prova de água consigo para a casa de banho?

Comprar: Coluna Bluetooth NFC à prova de água (67,90 euros)

Seguir os passos de Marie Kondo
Já deve ter ouvido falar da guru da organização Marie Kondo. No livro Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida, a autora japonesa mostra, passo-a-passo, o seu método para simplificar, organizar e armazenar. Uma das suas técnicas é pegar em cada objecto e fazer a pergunta “isto traz-me felicidade?” – se a resposta for negativa então deve descartá-lo. O objectivo é, no final, transformar os locais onde passa horas durante o dia em ambientes agradáveis – espaços bonitos e arrumados para uma vida bonita e arrumada.

Comprar: Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida (14,40 euros)