Maquilhagem
São rapazes, usam maquilhagem e conquistam as marcas de cosmética
No final de 2016, a CoverGirl anunciou o seu primeiro CoverBoy. O movimento Beauty Boys – rapazes que usam maquilhagem – está a ganhar força.
São rapazes, gostam de maquilhagem, publicam dicas sobre o assunto nas redes sociais, são uma fonte de inspiração para as raparigas e também para as marcas que começam a olhar para eles com outros olhos. São os beauty boys.
No vídeo “Como fazia a minha maquilhagem na escola”, Manny Gutierrez começa por aplicar um batom do cieiro em frente ao espelho. Logo a seguir anuncia: “aí está, pessoal, é assim que fazia o meu ritual de maquilhagem na escola”. O vídeo era uma brincadeira, claro, já que este só começou a usar maquilhagem aos 21 anos. Hoje – com mais de dois milhões de seguidores no Youtube e cerca de 3,2 milhões no Instagram – Gutierrez é uma das figuras proeminentes no movimento beauty boys e em Janeiro a Maybelline escolheu-o como primeiro representante do sexo masculino.
"Acredito que a maquilhagem não tem género e não tem regras”, explica na sua conta de Youtube, onde publica semanalmente tutoriais de maquilhagem. “É uma forma de arte para mim. Continuo a ter confiança como rapaz e vou sempre ser um rapaz”, diz ainda ao The Guardian. Normalmente conhecidos pelo conteúdo que publicam no Youtube ou Instagram, os beauty boys usam maquilhagem, não para se transformarem em mulheres, mas sim pelas mesmas razões que qualquer rapariga — corrigir imperfeições e expressar a sua criatividade. “Sou um rapaz com maquilhagem. Não sou trans. Não sou um drag queen”, explica simplesmente lan Macias, um instagrammer com mais de 300 mil seguidores, citado pela revista Marie Claire.
Só nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, três outras grandes marcas de beleza convocaram, pela primeira vez, uma pessoa do sexo masculino para figurar nas suas campanhas. A MAC anunciou uma colaboração com Gabriel Zamora, um youtuber com mais de 130 mil seguidores; Lewys Ball, um rapaz britânico de 17 anos, que tem uma audiência de cerca de 159 mil pessoas a ver os seus vídeos, tornou-se a cara da primeira campanha masculina da Rimmel London e Jake Jamie, outro beauty vlogger inglês de 25 anos, foi escolhido pela Maybelline para porta-voz da marca.
Foi James Charles quem primeiro chamou a atenção das grandes marcas de cosméticos, em Outubro do ano passado, quando a americana CoverGirl o recrutou para uma campanha. Pousando ao lado de Katy Perry, tornou-se o primeiro CoverBoy. A oportunidade surgiu no último ano do ensino secundário. Charles não ficou contente com a sua fotografia individual de finalista e decidiu entrar em contacto com o estúdio de fotografia para perguntar se as podia voltar a tirar. “Refiz a minha maquilhagem, levei a minha própria luz, voltámos a tirá-las e ficaram muito bem”, contou, na altura, o rapaz de 17 à apresentadora de televisão Ellen DeGeneres. As fotografias circularam no Instagram até chegarem à CoverGirl.
No programa, Charles fala ainda da reacção dos pais quando lhes contou que queria começar a usar maquilhagem. Aceitaram naturalmente — da mesma forma que fizeram quando aos 12 anos assumiu que era homossexual —, mas ficaram com algumas dúvidas. “Nós gostamos de ti de qualquer maneira, podes dizer-nos se fores transsexual”, disseram então. “Foi preciso explicar bem, porque homens em maquilhagem obviamente é um novo conceito e não foi aceite no passado”, lembra Charles. No início do ano, o jovem youtuber foi destacado pela revista Forbes como um dos “30 under 30”.
Apesar de não ser propriamente um beauty vlogger, Kiko é talvez o youtuber português mais conhecido que usa maquilhagem . Recentemente, publicou um vídeo com o título “És um rapaz ou uma rapariga?”, no qual discute as questões e comentários que recebe sobre este tópico. “Ainda há gente muito confusa com o facto de eu ser geneticamente rapaz e usar coisas de rapariga, como maquilhagem ou certas roupas”, diz. “O género é uma coisa pouco linear. Acredito que todos temos características femininas, temos características masculinas... Eu apenas sou alguém que se sente à vontade com ambas as características.”
Os beauty boys são conhecidos por usarem maquilhagem exagerada — costumam chamar-lhe maquilhagem glam. É um estilo que nos últimos anos tem ganho popularidade também entre as raparigas, com a ajuda de celebridades como Kim Kardashian e técnicas como o contouring. “Os drag queens foram os pioneiros do movimento de individualização e arte”, nota Alexander River, mais conhecido pelos seus 270 mil seguidores de Instragram como Alex, citado pela Marie Claire. “Sinto mesmo que o movimento actual de homens com maquilhagem, sejam masculinos ou femininos, deriva da maquilhagem drag”, continua.
A abordagem de Jake Jamie é bastante mais subtil. O youtuber de 25 anos prefere usar maquilhagem natural, apenas para tapar as “áreas mais problemáticas”. “Cada vez que procurava no Youtube, todos os vídeos que encontrava eram para drag queens ou maquilhagem exagerada. Nunca conseguia encontrar um vídeo sobre como criar uma pele perfeita e parecer na mesma um homem”, conta.
A audiência dos beauty boys não é exclusivamente masculina, revela o jovem de 25 anos. “Tenho montes de seguidoras do sexo feminino que adoram o look sem maquilhagem." Talvez a única grande diferença na maquilhagem destes beauty boys é que têm um passo extra: além de preencherem as sobrancelhas, preenchem também as falhas na barba. Patrick Simondac, um youtuber com mais de dois milhões de seguidores, colabora frequentemente com raparigas. Os looks que cria são “uma fantasia atingível para mulheres e jovens mulheres”, diz, citado pelo The Guardian.