daniel rocha

Peso das mochilas

Leva a mochila? "Não consigo"...

Em dia de entrega de petição no Parlamento contra o peso das mochilas, há uma estreia online.

Maria está deitada no sofá, a mãe pergunta-lhe como correu o dia na escola. Maria responde por monossílabos. A menina levanta-se e a mãe pergunta-lhe se não leva a mochila com ela. "Não consigo..." é a resposta. Quando a mãe tenta levantar a mochila, cai por cima da mesma, tal é o peso. Este é o início do episódio-piloto de Filha da Mãe, lançado nesta sexta-feira, no mesmo dia em que a petição sobre o peso das mochilas foi entregue no Parlamento.

A petição teve mais de 50 mil assinaturas e, pela primeira vez uma iniciativa de cidadãos chega à Assembleia da República. O objectivo de quem a assinou é pedir para que as crianças não carreguem tanto peso às costas.

A ideia de criar manuais digitais tem a simpatia dos pais e dos professores e também da mãe da série Filha da Mãe, que pergunta à descendente por que não usam mais o Magalhães ou tablets na escola. A rapariga responde-lhe que há uma turma-piloto. E está a correr bem? Maria não sabe porque esses colegas saem mais cedo. "Andam mais depressa do que nós", diz. Afinal não carregam tanto peso quanto o resto da escola.

A ideia desta série de pequenos episódios com conversas entre mãe e filha a entrar na adolescência foi de Miguel Barros, actor e guionista, que agarrou na ex-mulher, Susana Arrais, e na filha Maria, para protagonizarem os nove episódios que serão publicados apenas na Internet. À família juntou-se o casal João Matos (guião e produção) e Raquel Palermo (realização). A música é original de Miguel Amado e o logotipo é de Tiago Cascais.

Face ao peso da mochila, a filha apela: "A tua geração é que manda na escola, organizem-se!". Ao que a mãe responde que vai falar com a directora de turma, com quem for preciso e poderá até escrever uma carta ao ministro. "Era um peso que me tiravas de cima..." suspira a filha.


Raquel Palermo e João Matos trabalharam recentemente no guião da série Filha da Lei, que está a passar na RTP1. Susana Arrais está ligada ao Teatro Ibisco, um projecto de integração social através do teatro no bairro da Quinta da Fonte, em Loures. Quanto a Maria Arrais, a jovem actriz estreou-se há dois anos na telenovela Única Mulher, na TVI.